Facebook
  RSS
  Whatsapp

  22:37

Botijões de gás são arrastados por água durante forte chuva em Piripiri (PI)

 Botijões de gás são arrastados pela água da chuva em Piripiri — Foto: Reprodução

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra vários botijões de gás de uma distribuidora sendo arrastados pela água da chuva durante um temporal registrado na tarde desta quarta-feira (25) em Piripiri, Norte do Piauí.

A proprietária da distribuidora, Graciele Bastos, relatou ao g1 que a água invadiu a empresa, arrastou cerca de 300 botijões de gás e derrubou parte do muro do local. A distribuidora está localizada na Avenida Aderson Alves Ferreira, no bairro Paciência e, segundo ela, os alagamentos são recorrentes na via.

“Desde novembro de 2021, quando a gente comprou a empresa, sempre aqui chove, a avenida sempre fica alagada. A água vem na avenida e tão tem como escoar”, contou Graciele.

Após o temporal, a vizinhança ajudou a recolher os botijões. “Hoje o prejuízo não foi tão grande porque ninguém se machucou”, comentou a empresária.

Causa das chuvas

O climatologista Werton Costa explicou que está sob atuação no Piauí um sistema atmosférico denominado Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), responsável por transportar a umidade do Altântico Tropical para a região Nordeste no período chuvoso.

“Ela é responsável pelas chuvas regulares intensas que caem no Piauí agora. Como a ZCIT está estacionada entre o Ceará e o Maranhão, ela atinge os municípios que estão no Norte do Piauí. Por este motivo, foram registrados nesta quarta volumes expressivos de precipitação sobre as cidades de Parnaíba, Buriti dos Lopes, Piripiri e Ilha Grande”, explicou o especialista.

Em Parnaíba, por exemplo, foram registrados 109 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, sendo 89 milímetros em apenas quatro horas. Alagamentos foram registrados em diversos pontos da cidade.

Nesta quarta pela manhã, as autoridades meteorológicas do Inmetro emitiram um alerta laranja, que significa perigo potencial para a possibilidade de chuvas intensas na faixa litorânea”, disse Werton Costa.

FONTE/CRÉDITOS: G1 PIAUÍ

Mais de Piripiri e Região