
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) fiscaliza a retirada de aproximadamente 200 toneladas de solo contaminado por resíduo de óleo, após uma carreta que transportava óleo diese tombar, na BR-343 em Piripiri, na última quarta-feira (02).
Renato Nogueira, auditor fiscal ambiental e especialista em acidentes com produtos químicos perigosos e contaminação de solo da Semarh, esteve no local e avaliou os impactos causados pela carga derramada.
“O solo foi diretamente impactado, com uma estimativa de contaminação de aproximadamente 150 a 200 toneladas de terra, que estão sendo removidas e destinadas de forma ambientalmente adequada. Quando o trabalho for encerrado, voltaremos ao local para realizar uma nova vistoria”, explicou.
O trabalho de raspagem do terreno e a reconformação do solo só puderam ser iniciados após a transferência do óleo residual para outro tanque e a retirada do caminhão do local.
Durante a vistoria, a equipe também constatou que, apesar da presença de um curso d’água nas proximidades, a cerca de 500 metros do local, até o momento não há indícios de risco de contaminação, pois o óleo derramado está confinado e não possui alta capacidade de penetração no solo, o que deve facilitar o processo de remoção e mitigação dos impactos.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar