Facebook
  RSS
  Whatsapp

  03:02

Produção de Rapadura e Tradição do Reisado em Boa Hora (PI) foram destaque no programa Clube Rural

 FOTO: CLUBE RURAL

O Clube Rural visitou neste domingo (29) a cidade de Boa Hora (PI) para conferir de perto a produção da tradicional rapadura artesanal. A produção que gera renda e emprego para centenas de famílias faz parte de uma das tradições mais antigas da cidade.

A comunidade visitada foi a região do Tabuleiro, onde possui grandes casas de engenhos onde são realizados todo o processo manual da fabricação da iguaria, desde a colheita da cana de açucar, até a comercialização no estado.

O alto valor nutritivo desse derivado da cana-de-açúcar é tão apreciado que se tornou um importante componente da merenda escolar em muitos lugares, o que realmente é algo muito interessante por não conter qualquer aditivo químico.

A produção de rapadura está entre as duas atividades mais promissoras de Boa Hora, superando o funcionalismo municipal. Por isso é chamada de Ouro Doce e também porque abastece importantes mercados consumidores, como o de Teresina, e de algumas cidades do Ceará.

Com as chuvas, a produção de cana deve ser uma das melhores. Isso ajuda a manter a produção de cana-de-açúcar e, consequentemente, de rapadura. Quem trabalha na atividade não teme a fome porque a cultura dá até quatro safras em ano de boas chuvas.

A rapadura é resultado da raspagem de camadas de açúcar que ficam retidas nas paredes dos tachos nos engenhos, por isso tem esse nome (uma variante da palavra raspadura).

REISADO

O município de Boa Hora (PI) também se destaca pelo tradicional reisado que ocorre anualmente, aumentando cada vez mais a atração turística na região. A manifestação religiosa conquistou a nova geração que já seguem os passos dos pais, dando continuidade na tradição.

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA >>>> Produção de rapadura em Boa Hora é tradição e é feita artesanalmente

 

Mais de Boa Hora - PI