Nesta segunda-feira (08) é comemorado o dia nacional do turismo. A data tem o objetivo de promover a prática do turismo entre os brasileiros, conscientizando a população das diversas belezas naturais e culturais que formam o país.
Pensando nisso, a equipe do portal Campo Maior em Foco, separou alguns dos principais pontos turísticos da cidade de Campo Maior (PI), que é destaque pela religiosidade a Santo Antônio, a carne de sol e outras iguarias da gastronomia piauiense, a famosa Batalha do Jenipapo e belezas naturais.
MONUMENTO DO JENIPAPO
O Monumento do Jenipapo fica às margens da BR-343 e do Rio Jenipapo, na saída da zona urbana de Campo Maior. O local foi inaugurado em 1974, com o objetivo de preservar documentos, armas, símbolos da Batalha do Jenipapo.
Em dia 13 de março de 1823 ocorreu um dos embates mais sangrentos e importantes do processo de Independência do Brasil, a Batalha do Jenipapo. Cerca de 200 soldados piauienses, maranhenses e cearenses morreram lutando contra as tropas da coroa portuguesa, que colonizava o país.
AÇUDE GRANDE
O Açude Grande é uma imensa lagoa localizada no Centro de Campo Maior, à beira da BR-343. O cartão postal da cidade é ideal para caminhada, corrida ou pedalar de bicicleta. O local encanta os visitantes com mais lindo pôr do sol e a beleza das carnaúbas.
SERRA DE SANTO ANTÔNIO
Dentre os atrativos de Campo Maior, a Serra de Santo Antônio chama atenção de todos. A Serra fica localizada entre os municípios de Campo Maior e Coivaras, às margens da rodovia estadual PI-215.
LEIA MAIS - Serra de Santo Antônio em Campo Maior (PI) é destaque no programa 'Piauí de Riquezas'
Da zona urbana de Campo Maior até o “ponto de apoio” para subir a serra ou mesmo pegar uma trilha, são cerca de 15 km. É um local muito frequentado por ciclistas que pedalam pelas veredas e por aventureiros que fazem escalada e rapel.
No período chuvoso, vários riachos se formam e se tornam pontos de lazer, principalmente, aos fins de semana, local ideal para se refrescar depois das trilhas.
O lugar reúne cachoeiras, mirante e até fazendas que guardam a história do estado. Na subida da serra, o visitante tem contato com uma biodiversidade da flora e fauna, e no fim uma passagem incrível.
A Serra de Santo Antônio é formada por rochas sedimentares e compõe a Serra da Ibiapaba, que possui uma extensão de 4 mil hectares e faz parte de uma área de preservação ambiental que interliga as cidades de Altos, Campo Maior e Coivaras.
CIRCUITO DAS ÁGUAS
Só quem conhece, mora ou já passou por Campo Maior (PI), tem conhecimento das belezas naturais que estão presentes, neste município. São inúmeros os cenários naturais que se tornaram ponto de referência para turistas que buscam aventura.
LEIA MAIS - Conheça o 'Circuito das Águas' na Cachoeira da Serra de Santo Antônio em Campo Maior (PI)
Um destes pontos é o famoso 'Circuito das Águas', na Cachoeira da Serra de Santo Antônio que fica aproximadamente 09 km de distância do IFPI do município. A nomenclatura, 'Circuito das Águas', é devido ao longo do percurso do riacho que possui 05 cachoeiras principais.
CENTRO HISTÓRICO
O Centro Histórico da Praça Bona Primo é onde ficam localizados os casarões antigos, Catedral de Santo Antônio e o Museu Paroquial. No local acontecem os festejos do santo casamenteiro, que reúne centenas de pessoas no mês de junho.
O Museu Paroquial guarda elementos que ajudam a contar a história da igreja em Campo Maior.
GASTRONOMIA
O município de Campo Maior é conhecido como a Capital da carne de sol. O título foi sancionado no dia 15 de dezembro de 2021 pelo governo do estado. A iguaria atraiu olhares do Brasil e do mundo todo, sendo considerada o melhor sabor através do preparo à moda antiga.
LEIA MAIS - Canal de culinária do Rio de Janeiro visita Campo Maior (PI) para conhecer a famosa 'Carne de Sol'
FESTEJO
O Festejo do Glorioso Santo Antônio, tradicional festa religiosa considerada uma das maiores do país. O evento que homenageia o padroeiro da cidade, Santo Antônio, conta com uma vasta programação religiosa e cultural, que atrai anualmente milhares de pessoas. A festa acontece de 31 de maio a 13 de junho.
BARRAGENS
Até no inverno, a cidade de Campo Maior (PI) tem opção de lazer. Apesar do risco, as barragens do emparedado e corredores ganham destaque pelo fenômeno de "sangrar" devido o grande volume de chuva que cai na região.
Quando ocorre o "sangramento", turistas e moradores locais tornam o local atrativo para banhos principalmente aos finais de semana.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.