Facebook
  RSS
  Whatsapp

  18:05

Weslley Paz propõe a criação do Seguro Palha no PPA Participativo do Governo Federal

 

O jornalista Weslley Paz, do Partido Solidariedade, participou nesta sexta-feira (26) da Plenária Brasil Participativo onde o Governo Federal busca sugestões da população para o Plano Plurianual. Na oportunidade Weslley propôs a criação do Programa Seguro Palha e agora pede a população para votar na proposta no site clicando aqui.

Segundo ele, essa foi uma de suas propostas de campanha quando disputou o cargo de deputado federal no ano passado. “Como não tive a oportunidade de conseguir uma vaga na Câmara Federal, vi no PPA uma chance de conseguir a criação deste programa que é de extrema importância para a categoria de tiradores de palha e suas famílias”, argumentou.

Weslley Paz explica que o Piauí é o estado que mais produz cera de carnaúba, mas que a mão de obra dos homens e mulheres que trabalham na tiragem da palha não é valorizado e pra agravar a situação, no período chuvoso eles ficam sem conseguir trabalhar porque os carnaubais ficam alagados.  Se criado, o programa vai beneficiar trabalhadores de todo Brasil, mas os estados do Piauí, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte concentram a maior produção da cera de carnaúba.

“Os tiradores de palha de carnaúba são muito desvalorizados e não possuem uma boa organização por meio de movimentos sociais e isso dificulta a cobrança por melhorias das condições de trabalho. Vendo essa situação, achei interessante fazer essa sugestão. Pois assim como existe o seguro defeso para os pescadores, acredito que há necessidade de assegurar os esses bravos trabalhadores da palha”, defendeu o jornalista de Campo Maior.

O PPA do Governo Federal é uma lei que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo. Já foram sugeridas cerca de 1300 propostas, entre elas o Seguro Palha. As propostas mais votadas possuem mais chances de serem executadas pelo governo.

Para votar, é preciso entrar com o acesso do gov.br. “Agora preciso que as pessoas envolvidas nessa categoria nos ajude votando na proposta. Até mesmo quem não trabalha nesse segmento, mas tem a sensibilidade de entender a importância desse seguro, pode votar também”, pontuou Weslley Paz.  

A votação encerra em 10 de julho, em seguida as contribuições da população serão analisadas pelo Governo Federal e com o fórum interconselhos. A proposta final do PPA será entregue até 31 de agosto para apreciação do Congresso Nacional.

Mais de Campo Maior