Facebook
  RSS
  Whatsapp

  13:37

UFPI vai implantar Fazenda Escola em Campo Maior (PI) em parceria com a Embrapa

 Reunião na UFPI: instalação de Unidade de Ensino em Campo Maior

A Universidade Federal do Piauí planeja instalar uma estrutura de ensino, inicialmente voltada para a área técnica, e, posteriormente, expandida para a área acadêmica na cidade de Campo Maior (PI). Nesta quinta-feira (6), o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, recebeu o Chefe-Geral da Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa Meio Norte), Anísio Lima, para iniciar as tratativas.

Na conversa, ficou acertado que a Embrapa se comprometeria em ceder parte de uma propriedade rural que possui no município de Campo Maior para que a UFPI transforme em Fazenda Escola.

O Reitor Gildásio Guedes aproveitou para dialogar sobre os benefícios da parceria e destacar o objetivo da expansão da UFPI para Campo Maior.

“A Embrapa aceitou nosso convite de parceria para estabelecermos uma unidade de ensino técnico em Campo Maior com a finalidade de estender a educação e trabalhar cursos na área do Agronegócio, Agricultura Familiar, Sustentabilidade e Zootecnia”, pontuou.

Para o Chefe-Geral da Embrapa, Anísio Lima, a parceria está mais do que confirmada. Para ele, o trabalho em conjunto irá levar desenvolvimento para a comunidade da Região dos Carnaubais.

“A Embrapa já é parceira da UFPI e estamos aqui hoje com o objetivo de firmar intenção de uma nova parceria. Neste caso, com foco no desenvolvimento educacional e com o compromisso de levar essa oportunidade de ensino para toda comunidade da região dos Carnaubais, promovendo o crescimento da sociedade piauiense como um todo”, enfatizou.

O Diretor Administrativo da PRAD, Alberto Dias, conta quais serão os próximos passos rumo à instalação da unidade.

“Nosso próximo passo é enviar a manifestação de interesse de receber esse imóvel da Embrapa para começar os trâmites legais. Paralelo a isso, aqui na Universidade, vamos formar uma comissão, ficará encarregada da elaboração do projeto arquitetônico, projeto curricular, quais cursos vão ser instalados, bem como realizar análise de mercado a fim de verificar as demandas da cidade de Campo Maior”, afirmou.

Ainda segundo o diretor administrativo, a atual gestão da UFPI tomou ciência da existência de um imóvel rural, de propriedade da Universidade, localizada na zona rural de Campo Maior, de 90 hectares, e que foi doada pelo Ministério da Agricultura. A UFPI está disposta a reaver esse espaço e realizar melhorias na estrutura para futuramente somar à unidade de ensino que será localizada nas terras a serem cedidas pela Embrapa.

Mais de Campo Maior