Facebook
  RSS
  Whatsapp

  12:24

Incêndio de grandes proporções atinge terreno em Campo Maior (PI)

 

Um incêndio de grandes proporções atingiu um terreno na tarde deste sábado (12), nas proximidades do colégio José Olímpio da Paz, no Bairro Fripisa em Campo Maior (PI).

Devido a baixa umidade, o fogo se alastrou rapidamente, chamando a atenção dos moradores. Ainda não se sabe as causas do incêndio. VEJA O VÍDEO:

BAIXA UMIDADE DO AR

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (30) dois alertas de perigo de baixa umidade do ar, um amarelo e outro laranja, em quase todos os municípios do Piauí. Os avisos são válidos até as 19h. 

Segundo o órgão, 217 das 224 cidades piauienses estão sob o alerta amarelo, de perigo potencial para baixa umidade, variando entre 30% e 20%. Nessas condições, também há um leve risco para ocorrência de incêndios e a saúde.

INCÊNDIOS

No Piauí, quando os ventos de julho começam a cessar, seis letras e um conjunto de fatores climáticos dão a cara e o tom dos meses subsequentes. Marcado por altas temperaturas, tempo seco e ventos fortes, é no B-R-O Bró, período mais quente do ano, que se estende pelos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, que se torna mais propícia a ocorrência de incêndios, tanto em meio às vegetações nativas, na zona rural, como no perímetro urbano.

Dados do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMP) apontam que no mês de agosto a corporação atendeu entre 12 e 15 ocorrências somente de incêndios por dia. A maioria ocasionada pela ação humana, realizada sem as medidas de segurança necessária.

Segundo o relações públicas do Corpo de Bombeiros, o tenente-coronel José Veloso, a recomendação é de que, caso seja estritamente necessário fazer algum tipo de “limpeza” de terreno, que se realize em um horário de temperaturas mais amenas, como no início da manhã.

Outra recomendação do Corpo de Bombeiros é que os terrenos baldios sejam mantidos limpos, sem entulhos. A realização de queimadas pode ser enquadrada na lei n.º 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 (Lei de Crimes Ambientais).

A orientação é válida também para residências e condomínios vizinhos a terrenos baldios, onde incêndios espontâneos são mais comuns nessa época do ano.

Acidentes domésticos são causas de incêndios em perímetro urbanos

Na cidade, além dos riscos de incêndios em terrenos baldios, outros cuidados também devem ser adotados dentro de casa. “As causas dos incêndios são as mais variadas possíveis. Vão desde instalações elétricas inadequadas, até acidentes com fogo, seja com velas até produtos aromáticos. Os incêndios surgem das situações corriqueiras e podem acontecer com qualquer pessoa, por isso devemos estar atentos”, pontua Veloso.

Mais de Campo Maior