Um foco de incêndio que iniciou na sexta-feira (1º) em Domingos Mourão, a 227 km ao norte de Teresina, se alastrou e agora ameaça casas de comunidade rural do município de Pedro II (PI). Segundo o coordenador da Defesa CiviI, Marcelo Braga, o fogo começou como um mero incêndio, mas que tomou proporções drásticas.
"Começou como um pequeno fogo que se alastrou e hoje se tornou um risco enorme. Ainda na noite de segunda-feira (4), ele ficou mais forte, então, criamos um gabinete de crise e uma equipe do Corpo de Bombeiros de Piripiri veio ajudar na manhã desta terça-feira", afirmou.
VEJA TAMBÉM
Incêndio de grandes proporções atinge pátio com carros no posto da PRF em Campo Maior (PI)
O coordenador disse que não se pode medir as proporções de destruição do fogo, já que é uma zona de mata. Ele afirmou também que o fogo se aproximou da comunidade Caranguejo, próxima ao Mirante do Gritador, comunidade rural de Pedro II, e ameaça as residências da população que mora no entorno.
"Criamos um grupo de defesa e esperamos que até amanhã o fogo esteja controlado. É um risco muito grande e todo o cuidado é pouco nesse período", finalizou.
Piauí já registrou mais de 3 mil focos de incêndio
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até o mês de agosto, o estado do Piauí registou 3.274 focos de incêndio. A última vez que o estado conseguiu números tão alarmantes foi em 2018, quando foram registrados 3.909 focos.
Em 2023, segundo dados do Inpe, agosto foi o mês que mais registrou queimadas em todo o ano, somente neste mês foram registrados 54% das ocorrências.
O Piauí enfrenta o início do período mais quente do ano. Nos últimos dias de agosto e início de setembro, quase todo o estado tem registado níveis baixos de umidade do ar. Com o aumento do calor, sobe também a força dos ventos, que também contribuem para os casos de incêndio.
Fonte: G1
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.