Facebook
  RSS
  Whatsapp

  13:38

Incêndio consome pastagem e ameaça fazendas centenárias entre Campo Maior e Jatobá do Piauí

 Fotos: Reprodução

Um incêndio de grande proporção, na manhã desta segunda-feira (11), atingiu uma região na divisa dos municípios de Campo Maior e Jatobá do Piauí, região cortada pela rodovia PI-115 que vai de Campo Maior à Castelo do Piauí, Norte do estado. Segundo o comando do Corpo de Bombeiros, o fogo se alastrou rapidamente com o vento e a baixa umidade do ar, e vem ameaçando fazendas centenárias na região.

O tenente-coronel Egídio Leite informou ao site g1 que o Corpo de Bombeiros foi acionado, no entanto, apesar da rápida ação, o tempo seco dificulta o combate ao incêndio, principalmente porque está acontecendo em uma região de pastagem onde é mais fácil ocorrer à propagação.

"Fomos acionados por volta das 10h, mas o fogo se espalhou rapidamente, pois estava nas fazendas históricas, entre elas, a Fazenda Abelheiras. Como são fazendas que têm muitas pastagens, o fogo se espalhou para as fazendas vizinhas e causou uma enorme destruição”, afirmou.

Em um vídeo, um morador registrou a devastação causada pelo fogo, ameaçando também os animais. Ele afirmou que as estradas estão totalmente interditadas e que nenhum veículo consegue passar.

O tenente-coronel informou que o Corpo de Bombeiros vem tentando controlar o fogo para não atingir os animais e que até o momento não se pode medir a área atingida. Até o momento não se sabe a origem do incêndio.

"Estamos trabalhando e até a noite esperamos controlar parte do fogo, é um trabalho difícil, não se sabe ao certo as dimensões e nem a origem, pois com esse clima, tudo pode ter causado o início, desde o próprio calor, até mesmo uma pequena fogueira", finalizou.

Fazenda Abelheiras
Uma das fazendas ameaçadas pelo grande fogo é a Fazenda Abelheiras, que está localizada no município de Campo Maior, e faz parte do Patrimônio Cultural do Piauí definida pela Coordenação de Registro e Conservação (CRC/Secult).

A fazenda foi fundada no final do século XVII, considerada de grande importância para a história do estado do Piauí, sua sede construída em 1839, tendo mais de 180 anos de existência, é uma das mais antigas propriedades rurais do Piauí.

Piauí já registrou mais de 3 mil focos de incêndio
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até o mês de agosto, o estado do Piauí registou 3.274 focos de incêndio. A última vez que o estado conseguiu números tão alarmantes foi em 2018, quando foram registrados 3.909 focos.

Em 2023, segundo dados do Inpe, agosto foi o mês que mais registrou queimadas em todo o ano, somente neste mês foram registrados 54% das ocorrências e apenas no início do mês de setembro já foram registrados 1204 focos, cerca de 27% das ocorrências de todo o ano.

O Piauí enfrenta o início do período mais quente do ano. Nos últimos dias de agosto e início de setembro, quase todo o estado tem registado níveis baixos de umidade do ar. Com o aumento do calor, sobe também a força dos ventos, que também contribuem para os casos de incêndio.

Fonte: G1

Mais de Campo Maior