O prefeito Olavo Junior, do município de Buriti dos Montes, na região norte do Piauí, virou chacota na cidade ao exonerar um primo, Gustavo Furtado Marinho Loiola, do cargo de secretario municipal de turismo. A iniciativa foi para fugir de críticas da oposição de que Olavo Junior usa a prefeitura para empregar os familiares.
A portaria de exoneração do primo, de Nº 090/2023, é datada de 04 de setembro. Dois dias depois, no entanto, em 06 de setembro, Olavo Junior nomeou, através da portaria 094/2023, Lucineide Marinho de Loiola. A nova secretária é tia do prefeito Olavo e a mãe do secretario exonerado.
Gustavo tem domicílio em Teresina e, por não poder andar com frequência na cidade, foi exonerado. O rapaz é irmão de Neto Marinho, vereador mais votado no município na última eleição municipal, ex-presidente da câmara de vereadores e aliado fiel ao prefeito Olavo.
Antes de Gustavo, outro irmão já havia ocupado o cargo de secretário na mesma pasta.
A notícia de nepotismo se espalhou rápida pela cidade e incomodou o gestor, principalmente depois de denúncias de adversários de que a esposa do prefeito chegou a ocupar, simultaneamente as secretarias de Saúde e Assistência Social.
O OUTRO LADO
O Em Foco conversou com o prefeito Olavo Junior, que não negou a sequencia de mudanças na secretaria, mesmo a pasta sempre ficando com a mesma família.
Disse que as escolhas são técnicas e não têm influência pessoa e política, pelo fato de irmão e mãe serem seus parentes, ou serem parentes do aliado político Neto Marinho que também é seu parente.
Ele disse que fez a última mudança pelo fato de Gustavo ter passado a estudar na capital Teresina. Anterior a Gustavo, a pasto foi ocupada pelo seu irmão Felipe, mas este, segundo o prefeito, também viajou para fora do munícipio.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.