Facebook
  RSS
  Whatsapp

  00:01

Competidores enfrentam desafios com passagens molhadas na 37º edição do Enduro do Jenipapo

 

Com a participação de mais de 220 competidores, a 37ª edição do Enduro do Jenipapo abriu com belezas, desafios e muitas passagens molhadas os campeonatos piauienses de enduro de regularidade, para as motos, e o piauiense de mountain bike maratona. As disputas foram, nesse domingo (10), entre Teresina e Campo Maior, a 80 km de Teresina, onde está situado o Monumento Batalha do Jenipapo, razão para o surgimento da competição para motos, no ano de 1986. 

A prova começou como uma homenagem da Federação de Motociclismo do Piauí (FMP) aos heróis que lutaram e morreram na batalha mais sangrenta do Piauí, em nome da independência do estado contra as tropas armadas portuguesas.  As duas competições tiveram programações diferentes. Para as bikes, a largada e chegada foram no monumento da Batalha do Jenipapo. A organização decidiu reduzir o percurso de 90 para 72 km, em razão de trechos que ficaram completamente alagados, devido às chuvas do período, que poderiam deixar alguns trechos intrafegáveis. Participaram 172 ciclistas nas categorias oficiais e nas categorias abertas: open, pesadão e duplas.

Já as motos tiveram largada às 8h da manhã, do Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, em Teresina, e chegada no Monumento Batalha do Jenipapo. Ao todo, foram percorridos 160 km de percurso, em 5h50 de prova. 

A prova de para motos contou com 50 pilotos do Piauí e do Maranhão em um percurso típico de uma prova de regularidade, com veredas, serras, muitos laços e boa navegação. Na categoria dos graduados, o piloto de Teresina, Lenilson Viana, foi o campeão. Segundo ele foi uma prova bem organizada, com trechos muito técnicos que necessitava de habilidade e concentração para obter um bom resultado.

“O percurso escolhido beneficiou pilotos que gostam de serras, além disso, pudemos desfrutar de lindas paisagens como na Serra do Vale dos Dinossauros (em Campo Maior), que foi, tecnicamente, um ponto determinante para conquistar uma boa pontuação e a vitória”, disse o piloto nada menos que seis vezes campeão piauiense graduado e duas vezes campeão na categoria intermediário.

​Nas bikes, as disputas foram intensas, principalmente nas categorias masculinas. Na elite, máster A-1, A-2 e B-1, as disputas para as chegadas dos primeiros e segundos colocados foram decididas nos milésimos de segundos, o que tornou as chegadas emocionantes e com sprints radicais. A prova não teve nenhum acidente grave, somente algumas quedas, devido, notadamente, aos trechos encharcados.

Para saber os resultados oficiais acesse aqui.

Mais de Campo Maior