Facebook
  RSS
  Whatsapp

  11:27

Alunos de Campo Maior (PI) e região prestigiam comemorações da Batalha do Jenipapo e desenvolvem projeto

 


No dia 13 de março, o Piauí comemorou um dos momentos mais marcantes da história da Independência do Brasil, a Batalha do Jenipapo, que é lembrada pela luta ocorrida em 1823 em Campo Maior entre brasileiros piauienses, cearenses e maranhenses contra tropas leais a Portugal. Para celebrar o aniversário de 201 anos da Batalha do Jenipapo, mais de 300 alunos de Boa Hora;  Boqueirão do Piauí; Jatobá do Piauí e Campo Maior estiveram presentes no evento e tiveram a oportunidade de visitar os museus, assistir apresentações de homenagem e uma peça teatral que retrata o momento da batalha.

Os alunos da 3ª série do ensino médio da Unidade Escolar José Olímpio da Paz, nos Corredores, em Campo Maior, estão desenvolvendo um projeto interdisciplinar sobre a Batalha do Jenipapo, contemplando as disciplinas de português, biologia, química, artes e história. Dentre as atividades que serão desenvolvidas, estão um documentário e uma maquete.

A estudante Ana Clara Alves revela que, além de relembrar a data importante do monumento, ela e seu grupo captaram imagens para a produção de um documentário sobre a história da batalha. “Iremos relatar várias coisas daqui, gravar vídeos e pretendemos, quando voltarmos para a escola, construir esse documentário para apresentar para toda a escola e recordar toda a importância desse dia e de todos os acontecimentos”, disse a jovem.

O grupo da aluna Maria Cecília ficou responsável por produzir uma maquete sobre a região, ela destaca a importância do marco histórico comemorado. “Nossos povos lutaram pela nossa independência e liberdade para hoje nós sermos um estado. É de uma importância gigantesca nós virmos até o monumento prestigiar e comemorar essa data muito importante”, afirma

Para a professora de História da escola José Olímpio da Paz, Juliana Maria da Silva, a Batalha do Jenipapo é um momento histórico que merece maior reconhecimento, principalmente no cenário nacional. “O presente de hoje foi construído por um passado de sofrimento, então é importante lembrar e valorizar a nossa cultura e os nossos acontecimentos. Eu acho imprescindível que os nossos alunos tenham a ideia da importância de Campo Maior no cenário da luta pela Independência do Brasil” destacou a professora.

Mais de Campo Maior