Após a morte de um feirante por suspeita de dengue hemorrágica e vários casos da doença no local, a equipe da secretaria de saúde esteve na manhã desta sexta-feira (26), no mercado público de Campo Maior onde foi feita a confirmação da existência de focos do mosquito da dengue no local.
Saiba mais: Feirante morre com suspeita de dengue hemorrágica em Campo Maior (PI)
Com o ocorrido, foi realizadoo bloqueio, tratamento e eliminação das larvas. A ação ocorreu por meio da equipe de epidemiologia e endemias juntamente do agente de combate as endemias.
Doença
Dengue é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que possui quatro sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), sendo transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.
O quadro clínico é amplo, apresentando desde uma síndrome febril inespecífica até quadros graves, como hemorragia, choque e, às vezes, óbito.
Casos no estado
Só neste ano, o estado do Piauí já registrou 21 mortes por dengue, onde o número total de óbitos pela doença no estado em 2024 já superou em grande quantidade o total registrado em 2023, quando o estado registrou quatro mortes.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.