Facebook
  RSS
  Whatsapp

  17:06

Projeto desenvolvido por estudantes de escola pública de Campo Maior (PI) irá ser exposto na Expo Favela 2024

 Alunos do Ceti Raimundinho Andrade

O projeto "Seduc Guard" desenvolvido pelos estudantes de escola pública estadual de Campo Maior, será apresentado na Expo Favela Innovation 2024. Além dele, outros quatorze projetos inovadores criados por estudantes também serão apresentados. 

O projeto foi pelos estudantes do Ceti Raimundinho Andrade, de Campo Maior, e se trata de uma solução para a segurança nas escolas une tecnologia e a comunidade escolar. A aplicação permite a comunicação rápida entre alunos, pais e a administração escolar em emergências.

O evento ocorre nos dias 2 e 3 de agosto, em Teresina, os projetos serão os que foram desenvolvidos na Escola Indígena Estadual, apresentados no Seduckathon e também idealizados em outras escolas da Rede Estadual de Ensino.

As iniciativas apresentadas pelos estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) buscam impactar positivamente a educação em suas comunidades, e foram selecionadas entre os 266 trabalhos criativos inscritos na feira. 

Segundo o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a participação dos estudantes na Expo Favela é mais uma oportunidade para mostrarem seus talentos e capacidades. “A Expo Favela Innovation 2024 será uma oportunidade única para conhecer mais sobre essas iniciativas, trocar ideias com os criadores e celebrar a inovação que está moldando o futuro das escolas e estudantes Seduc”, destacou.

Conheça os outros 14 projetos selecionados para a Expo Favela 

​​​​​1- Exposição de arte indígena “Originárias da Terra” – Coleção de esculturas de mulheres indígenas que falam sobre a memória, tradições, grafismos e outras cenas do cotidiano. A exposição integra o projeto Ikatu Axé que incentiva a multiplicidade de experiências dos povos, as suas representações culturais.

2- Desfile indígena ancestral – A memória do povo Warao e Guajajara são expostas em coleção com pinturas em roupas, biojoias, artesania de tramas, adereços de miçangas de produtos extraídos da floresta e desenhos produzidos por alunos do Ceti Oka Ka Inaminanoko e indígenas da Aldeia Ukair.

3- AEE Buddy - A equipe de estudantes do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Liceu Parnaibano, de Parnaíba, vai apresentar o premiado projeto de assistente digital que auxilia na identificação de comportamentos e emoções em sala de atendimento educacional especializado.

4- Conselheiro Virtual - Do município de Pio IX, o time do Ceti Nossa Senhora do Patrocínio vai apresentar projeto de saúde mental na escola. A plataforma digital conecta estudantes a conselheiros e orientadores educacionais, oferecendo orientação acadêmica e emocional.

5- Connect School Bus – A inovação dos estudantes do Ceti Maria da Conceição Salomé, de Teresina, envolve tecnologia no transporte escolar com o uso de aplicativo focado na geolocalização do ônibus escolar.

6- Teacher Talk - Os estudantes do Ceti Paulistana irão apresentar a plataforma focada na colaboração entre professores, permitindo o compartilhamento de boas práticas e recursos pedagógicos com ênfase na formação docente.

7- PANDA – Programa de Administração de Nutrição Diária Alimentar, criado pelos estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Pref. João Mendes O. de Melo (Premen Norte), Teresina, visa à eficiência da alimentação escolar por aluno evitando desperdícios, além da especificidade alimentar.

8- Projeto Kakau – Os alunos do CEEP José Pacífico de Moura Neto desenvolveram um aplicativo/game infantil que estimula o raciocínio lógico de crianças com o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e que ajuda os pais em rotinas com diversas atividades.

9- Easy Day – O aplicativo de produtividade foi projetado no CEEP José Pacífico de Moura Neto para facilitar o gerenciamento de tarefas, de calendário e permite o acompanhamento e conclusão de tarefas, além de fornecer uma visão histórica do progresso dos usuários.

10- Sustainable School Feeding - Os estudantes do CEEP José Pacífico de Moura Neto criaram o sistema que facilita a distribuição, reserva e gestão das refeições com funcionalidades como gestão de ticket, porções de alimentação, gestão de desperdício, descarte responsável, cardápio nutritivo, entre outros.

11- Coleção "Carnaúba" – Com designs inovadores, a coleção de roupas criada por alunos do CEEP José Pacífico de Moura Neto celebra a carnaúba como um tesouro natural do Nordeste brasileiro, com destaque para o estado do Piauí. Enfatiza a árvore como fonte de identidade cultural, biodiversidade e na economia regional.

12- Feira do Empreendedor da UEVP - A equipe da U.E. Vila Paraíso irá demonstrar a Feira de Negócios da escola que busca estimular a criação de um ambiente favorável para ações empreendedoras com base na sustentabilidade.

13- Oportunijovens – No Ceja Gayoso e Almendra foi criada uma plataforma online para apoiar os estudantes em sua jornada pelo primeiro emprego com orientações para o mercado de trabalho, elaboração do currículo e entrevistas.

​​14- Força, Empreendedorismo e Foco – O projeto da U.E. Melvin Jones objetiva ações no âmbito do empreendedorismo para os estudantes incentivando a troca de experiências, discussões e aconselhamento.

 

 

 

Mais de Campo Maior