A edição 2024 Canyon Fest Poty, na cidade de Castelo do Piauí, está suspensa. O evento estava marcado para acontecer entre os dias 12 a 14 deste mês, mas um pedido do Ministério Público Eleitoral, por meio do promotor Raimundo Martins Júnior, foi aceito pela justiça e a festa foi suspensa.
As alegações do Ministério Público, aceito pela justiça, é que a festa nas vésperas das eleições municipais, seria abuso de poder político por parte da administração municipal. O grupo de situação, no entanto, culpa a oposição por ter entrado com o pedido e cancelado um evento que movimentaria a economia local e o atual gestor o prefeito Magno Soares, não se beneficiaria, politicamente, pois não é candidato.
O Ministério Público destacou que apesar do evento ser uma tradição, nunca teve a sua edição em setembro, o período de campanha eleitoral, com a mudança da data sendo apontado uma vinculação com a imagem do atual gestor municipal.
O órgão ainda argumentou que a realização do evento às vésperas das eleições, contraria princípios como a impessoalidade e a igualdade entre os candidatos.
Além de suspender o evento, a decisão também pede a retirada de postagens das redes sociais da Prefeitura e do gestor municipal. Na decisão, o município fica proibido também da realização ou divulgação de novos eventos semelhantes.
Se caso houver o descumprimento da decisão judicial, sob pena de multa diária de R$ 100 mil para o município de Castelo do Piauí e de R$ 30 mil para o prefeito, sem prejuízo de apuração em outras esferas, em caso de desobediência.
O cancelamento do evento tem gerando debates pela população de Castelo do Piauí, por se tratar de um evento tradicional que promete movimentar a economia local com o turismo, além de muitos empreendedores já terem feito investimentos em produtos que seriam comercializados durante os três dias de ventos.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.