Facebook
  RSS
  Whatsapp

  22:30

Cabeceiras do Piauí, administrada por um professor, não possui Fórum da Educação

 

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Divisão de Fiscalização da Educação, e da Diretoria de Fiscalização de Políticas Públicas (DFPP), divulgou dados de um levantamento sobre a existência e funcionamento dos Fóruns Municipais de Educação.

Dos 224 municípios do Piauí, 180 afirmavam possuir Fórum Municipal de Educação e 44 informaram não possuir ou não saber da existência do FME. Um deles é Cabeceiras do Piauí, administrada pelo professor Zé Filho (Progressista), candidato a reeleição.

Os dados ascendem os debates de como o gestor conduz o município. Opositores fazem serias acusações contra Zé Filho por ter sucateado a saúde, com falto de ambulância, farmácia popular e atendimentos básicos, por falta de profissionais.

Já na Educação, o prefeito é professor, mesmo assim seu município informou ao TCE não possuir ou não saber da existência do FME. Entre os objetivos do FME estão, discussão, planejamento, execução e avaliação de políticas públicas de educação.

Lagoa de São Francisco

Os dados mostram ainda situações que “chama atenção” segundo o próprio relatório. Ao todo, 23 municípios informaram ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) possuir FME, mas posterior informaram ao Fórum Estadual de Educação (FEE/PI) não possuir.

Estão ainda na lista:

Bertolínia

Colônia do Piauí

Dom Inocêncio

Hugo Napoleão

Ilha Grande

Ipiranga do Piauí

Jacobina do Piauí

Jardim do Mulato

Lagoa de São Francisco

Lagoa do Barro do Piauí

Lagoinha do Piauí

Monsenhor Gil

Monsenhor Hipólito

Patos do Piauí

Queimada Nova

Redenção do Gurguéia

São João da Varjota

São João do Piauí

São José do Divino

São José do Peixe

São Miguel do Fidalgo

Simões

União 

O trabalho está registrado no Processo TC nº 005159/2023, de relatoria da conselheira Lilian Martins.

Mais de Cabeceiras do Piauí