Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:13

Reaproveitando computadores antigos, estudantes de Campo Maior (PI) criam videogame retrô

 

Passado, futuro e sustentabilidade se encontram em projeto desenvolvido por estudantes da rede estadual na cidade de Campo Maior. O Videogame Retrô foi desenvolvido por quatro alunos da 2ª série do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Raimundinho Andrade.

O projeto, que reaproveita computadores antigos para criar um arcade multijogos, será destaque na I Feira das Profissões do Ceti, que está acontecendo  nesta sexta-feira (29), a partir das 8h30.

O videogame retrô combina a nostalgia dos clássicos com inovação, utilizando um sistema baseado em Linux. A estrutura foi montada em madeira, com botões inspirados em modelos antigos e placas capazes de interpretar os comandos dos jogadores.

“Essas placas têm uma funcionalidade semelhante às placas Arduino, amplamente utilizadas em projetos de robótica. Como o sistema é multijogos, conseguimos incluir cerca de 10 mil jogos clássicos no arcade”, explicou o professor Segundo Passos, idealizador do projeto.

Enzo Yeggo, de 16 anos, um dos estudantes envolvidos, destacou que nunca havia tido contato com esse estilo de videogame e descreveu a experiência como divertida e enriquecedora. “Participar da criação da mesa de jogos foi muito divertido. Já joguei em outros videogames, como Playstation, e conhecia jogos como Street Fighter, mas o modelo que desenvolvemos era novidade para mim. Aprendemos sobre peças de computadores e até montamos partes holográficas”, conta o estudante.

O professor Segundo Passos destacou que a Feira de Profissões tem como tema “Tecnologia e Inovação” e o projeto foi escolhido para mostrar aos visitantes o potencial criativo e comercial dos jogos retrô.  “Além de reutilizar aparelhos, o mercado de jogos e minigames é promissor, tanto para a venda de sistemas multijogos quanto para a fabricação de fliperamas, oferecendo possibilidades comerciais de baixo custo”, afirmou o professor.

Outro destaque do evento será o projeto Seduc Guard, desenvolvido por cinco alunos do Ceti Raimundinho Andrade e um dos vencedores do Seduckathon. Como reconhecimento, os estudantes foram selecionados para um intercâmbio educacional na Coreia do Sul. Durante a Feira de Profissões, os jovens compartilharão suas vivências internacionais com os visitantes, inspirando outros estudantes a explorar novas possibilidades acadêmicas e profissionais.

Mais de Campo Maior