Nos últimos dois anos, o Hospital Regional de Campo Maior (HRCM) registrou um aumento de 116% no número de cirurgias realizadas, fruto de uma série de investimentos estratégicos e ações voltadas para a melhoria do atendimento à população da região dos Carnaubais. Esse crescimento, que levou o número total de cirurgias de 2.781, em 2022, para 6.024, em 2024, reflete os esforços conjuntos da Santa Casa de Chavantes, responsável pela gestão da unidade e da Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), em proporcionar um serviço de saúde mais eficiente e acessível.
O aumento no volume de cirurgias é resultado direto de medidas como a ampliação da equipe de profissionais, a criação de escalas fixas para garantir a continuidade dos atendimentos e a implantação de um novo ambulatório de cirurgias eletivas que, inclusive, também registraram aumento. Em 2022, foram realizados 1.302 procedimentos eletivos, número que atingiu 1.955 em 2024, representando um crescimento de 50%.
Os dados também mostram que a evolução é constante ano após ano. Na comparação entre 2023 e 2024, o número total de cirurgias subiu de 4.435 para 6.024, o que representa um crescimento de aproximadamente 36%. Já o número de cirurgias eletivas passou de 1.456, em 2023, para 1.955, em 2024: um aumento de 34%.
"Estamos colhendo os bons frutos da parceria com as organizações sociais. O Hospital de Campo Maior é um exemplo das melhorias que estão ocorrendo", disse o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
Destaca-se o aumento da equipe de anestesistas e a modernização dos instrumentais e equipamentos do centro cirúrgico, que trouxeram mais agilidade e precisão aos procedimentos. A nova estrutura do HRCM, aliada à qualificação contínua dos profissionais, aumentou a capacidade de realização de cirurgias. Todas essas iniciativas foram essenciais para otimizar o fluxo de pacientes e reduzir o tempo de espera para a realização de procedimentos.
O secretário da Saúde do Piauí, Antonio Luiz Soares, enfatizou que essas melhorias são fundamentais para a população de Campo Maior e de toda a região dos Carnaubais. “Esse aumento nas cirurgias não é apenas um número, representa a ampliação do acesso à saúde de qualidade. Conseguimos atender mais pessoas, reduzir filas e garantir que os pacientes recebam o tratamento que precisam no momento certo”, afirmou o gestor.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.