A “Ocupação Cultural Memorial Tertuliano Brandão Filho”, localizada na cidade de Pedro II, é uma iniciativa que oferece cursos voltados para o campo cultural. Em janeiro deste ano, começaram as aulas de teclado e violão, destinadas aos participantes que realizaram inscrições em dezembro de 2024.Há três anos, o Memorial Tertuliano Brandão Filho, abriga o projeto.
De acordo com Leonardo Castro, coordenador da ocupação, o projeto nasceu com o objetivo de dar vida cultural ao Memorial. “A Ocupação surgiu da necessidade de abrir o espaço para a comunidade, promovendo atividades culturais. Cada ano nos reinventamos e renovamos por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec). Este ano, a ocupação tem duração de 10 meses, sempre com o objetivo de ocupar o Memorial de forma cultural, oferecendo cursos gratuitos para a população”, destacou.
O projeto é direcionado a crianças, adolescentes, jovens e adultos com idade a partir de sete anos, interessados em música. As aulas, que ocorrem de segunda a sexta-feira, das 18h às 20h, são ministradas por professores locais.
“Divulgamos amplamente para a cidade, e a cada ano, a comunidade aguarda ansiosa pela abertura das novas turmas. Muitas vezes, as vagas para o ano seguinte já têm lista de espera antes mesmo do encerramento do ciclo atual”, explicou Leonardo.
O encerramento anual da Ocupação Cultural é marcado por apresentações dos alunos, destacando a importância do projeto para a comunidade. O objetivo é formar novos músicos que possam futuramente integrar bandas e fortalecer o cenário musical de Pedro II, especialmente em eventos como o renomado Festival de Inverno, um dos maiores patrimônios culturais da cidade.
Sobre o Memorial Tertuliano Brandão Filho
Inaugurado em 10 de março de 1987, pelo então governador do Piauí, José Raimundo Bona Medeiros, o Memorial Tertuliano Brandão Filho é um importante marco cultural de Pedro II. Tombado pelo seu valor histórico, o espaço continua a desempenhar um papel fundamental na promoção e preservação da cultura local.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.