
O Governo do Piauí promoverá, no dia 12 de março, o evento em celebração ao 202º aniversário da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior-PI. A programação incluirá uma missa em ação de graças, uma solenidade cívico-militar, uma peça teatral e a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí.
Segundo o diretor do espetáculo “A Batalha do Jenipapo”, Franklin Pires, haverá diversas novidades. O texto de sua autoria e revisado pelo historiador Fonseca Neto, professor da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) — traz uma abordagem inovadora. Além disso, a peça teatral deste ano fará paralelos com outros marcos históricos e será especialmente voltada ao público jovem, incluindo estudantes e adolescentes.
Como destaque, três músicas inéditas, com uma abordagem moderna e influências de rock, serão apresentadas. A proposta é trazer um ar jovial e dinâmico ao espetáculo, com um ritmo energético que promete envolver o público. O evento contará com a participação de mais de 120 artistas, além de uma extensa equipe de produção e bastidores, revela o diretor.
“Preservamos os acontecimentos históricos e os personagens, mas ressaltamos que os verdadeiros heróis da Batalha do Jenipapo foram os anônimos de Campo Maior, que perderam suas vidas em nome dessa luta”, frisou o diretor.
O evento também contará com a participação de 20 alunos da Escola de Teatro Gomes Campos, além de estudantes da Rede Estadual de Ensino de Campo Maior, que farão parte da apresentação.
Os ensaios começarão após o Carnaval, no Clube dos Diários, em Teresina, e a expectativa é de um espetáculo mais dinâmico, com mais energia e agilidade.
A Batalha do Jenipapo, travada em 1823 às margens do rio Jenipapo, em Campo Maior, foi um dos episódios mais significativos da luta pela Independência do Brasil. A batalha uniu piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas portuguesas e foi crucial para consolidar a independência na região.
Programação
8h – Missa em Ação de Graças, na Catedral de Santo Antônio (Praça Bona Primo)
8h30 – Solenidade Cívico-Militar em Comemoração aos 202 Anos da Batalha do Jenipapo, com desfile militar e apresentação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo”.
Além disso, haverá a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no Monumento Heróis do Jenipapo.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar