Dentre as seis candidaturas à presidência da Câmara Federal que já estão oficializadas, duas são de piauienses. Os deputados do Piauí, Marcelo Castro e Heráclito Fortes já estão com suas candidaturas postas. Além deles, já concorrem à vaga Fausto Pinato (PP-SP), Carlos Gaguin (PTN-TO), Carlos Manato (SD-ES) e Fabio Ramalho (PMDB-MG). O número de candidaturas ainda é provisório. Até amanhã, data limite para as inscrições de candidaturas, a previsão é de que ainda se inscrevam cerca de 4 candidatos e que, portanto, concorram à presidência 10 nomes.
Os nomes favoritos ao pleito, Rogério Russo (PSD-DF), líder do partido na Câmara e Rodrigo Maia (DEM-RJ), ainda não oficializaram suas candidaturas. Os dois são da base aliada de Michel Temer.
A sessão plenária que vai eleger o novo presidente, em função da renúncia, na semana passada, do ex-presidente Eduardo Cunha (PMDB-SP) está marcada para esta quarta-feira (13), a partir das 19h.
Candidaturas confirmadas
– Fausto Pinato (PP-SP): advogado, tem 39 anos e está em seu primeiro mandato. Chegou a ser eleito relator do processo contra Cunha no Conselho de Ética, mas foi substituído.
– Carlos Gaguim (PTN-TO): administrador, tem 55 anos e também está no primeiro mandato. Foi vereador e deputado estadual no Tocantins. Governou o estado após a cassação do então governador Marcelo Miranda e do vice Paulo Sidnei pelo TSE, em 2009.
– Carlos Manato (SD-ES): médico, tem 58 anos e está no quarto mandato na Câmara. É o atual corregedor da Casa e já ocupou cargos de suplente na Mesa Diretora.
– Marcelo Castro (PMDB-PI): médico, 66 anos, foi ministro da Saúde do governo da presidente afastada, Dilma Rousseff. Como deputado, está no quinto mandato.
– Fábio Ramalho (PMDB-MG): empresário, está no terceiro mandato consecutivo na Câmara. Ele já foi prefeito do município de Malacacheta (MG), entre 1997 e 2004.
– Heráclito Fortes (PSB-PI): funcionário público, exerce o quinto mandato na Câmara. Ex-integrante do DEM, foi um dos principais opositores do governo Lula no Senado. Já comandou a prefeitura de Teresina.
Fonte: G1 e Cidade Verde
Por Otávio Neto
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.