A Amaq, agência de notícias do Estado Islâmico (EI) disse que Aaron Driver, o homem morto durante ação da polícia canadense em casa nesta quarta-feira, era um "soldado" do grupo, informa o serviço de monitoramento SITE nesta quinta-feira (11).
"O executor do ataque que visava a polícia no Canadá era um soldado do Estado Islâmico e conduziu a operação em resposta aos pedidos para alvejar países da coalizão", disse a Amaq segundo o SITE.
Driver foi morto em operação em Strathroy, a 225 km ao oeste de Toronto. Ele era monitorado pelas autoridades há dois anos, quando mostrou pela primeira vez sua simpatia pelo grupo jihadista. A polícia de Ontario disse que Driver estava nos últimos estágios de preparação para atacar um importante centro urbano com uma bomba caseira.
Canadá contra o terrorismo
O Canadá se somou em setembro à coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos para combater o EI. O país reduziu seu envolvimento no conflito após a chegada ao poder em 2015 dos liberais de Justin Trudeau, que ordenou a retirada dos aviões caça da zona, embora tenha aumentado o número de instrutores militares canadenses no Iraque.
Trudeau reafirmou em várias ocasiões o compromisso de seu governo "na luta contra o terrorismo sob todas as suas formas".
Fonte: G1
Por Helder Felipe
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.