Nós mulheres estamos sempre antenadas em produtos e tratamentos capilares, porém não nos damos conta que alguns hábitos corriqueiros danificam o cabelo.
Queremos mais brilho, mais volume, maior comprimento, textura mais lisa, cachos mais definidos ... enfim, uma infinidade de coisas. Por isso, na coluna de hoje, reuni seis itens indicados por especialistas como nocivos ao nosso cabelo . Confiram!
Uso de silicone
Recentemente, descobri que o silicone desidrata os fios. Embora a primeiro momento os fios fiquem mais macios, essa maciez é passageira e a cada novo uso, temos que usar uma quantidade maior, o que aumentará o ressecamento. Então, prefira produtos à base de óleos e extratos vegetais.
Lavar os cabelos com água quente
Uma vez fui ao dermatologista com queda dos fios, e a primeira pergunta que ele me fez foi a respeito da temperatura da água que usava para lavar os cabelos. Ele me explicou que quando usamos água quente nos cabelos, removemos oleosidade em excesso e ainda podemos agredir o couro cabeludo.
Dessa forma, a recomendação é lavar os cabelos com água em temperatura ambiente ou fria. A gordura da sujeira será removida, mas não a oleosidade natural dos fios.
Escovar os cabelos
Acredite, o que quase todas nós fazemos após a lavagem, parte os fios literalmente. O correto é retirar todo o excesso de água com a toalha, escovar os fios com os dedos e somente quando estiverem de úmidos para secos, usarmos pente ou escova. Mas se você realmente precisar escovar logo depois da lavagem, use creme para pentear, seja delicada na escovação e opte por pentes de madeira.
A forma que você desembaraça os fios também faz toda a diferença! Comece sempre pelas pontas e depois suba em direção à raiz. Quando começamos da raiz para as pontas, arrancamos muitos fios pois o pente ou a escova enrosca em todos os nós que existem.
Por último, aquela história que escovar os cabelos várias vezes ao dia deixa os fios mais resistentes e brilhantes, é mito!
Para reduzir os nós, uso uma receitinha que não falha: misturo um copo de água com duas colheres (sopa) de vinagre de maçã orgânico e aplico nos cabelos com ajuda de um spray antes de lavá-los. Massageio-os e uso o shampoo de minha preferência. O resultado é um cabelo desembaraçado, mais hidratado, com brilho bem bacana e cheiro zero de vinagre.
Chapinha nos cabelos úmidos
Esse é um dos maiores erros que as pessoas cometem achando que estão economizando tempo. Se você não cabulou as aulas de ciências, lembrará que água quando submetida ao calor, vira vapor. Ou ainda, se observou sua mãe passando roupas, pode ter visto uma roupa queimar porque estava úmida ainda.
Então, a regra é simples: chapinha somente com cabelos secos. Da próxima vez, opte por um secador que removerá a água de forma mais gradativa e só depois, parta para a chapinha.
Excesso de xampu a seco
Febre do momento, o xampu a seco pode ser muito prático para quando não temos tempo de lavar o cabelo. Ele remove a oleosidade em excesso e devolve a aparência de fios limpos, porém, quando usado com muita frequência, entope os poros, prejudica o crescimento, aumenta a coceira e ainda pode causa descamações. E couro cabeludo sem saúde não há fio que resista!
Rabo de cavalo
Usado pela maioria das mulheres, em especial em dias quentes ou durante a atividade física, o rabo de cavalo se preso com muita força, marca e arrebenta os fios. Então, ao usar esse artifício, amarre os cabelos deixado espaço para inserir um dedo entre eles e o elástico.
Observando esses hábitos, mantendo uma alimentação saudável e bebendo muita água, certamente seu cabelo agradecerá!
Por Otávio Neto
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.