Facebook
  RSS
  Whatsapp

  05:41

Lula preso? Entenda como a condenação do ex-presidente afetará sua possível candidatura

 

Durante todo o dia de hoje (24/01) ocorreu no Tribunal Regional Federal da 4° Região por manter ou não a condenação do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva onde este era acusado de praticar corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do Triplex no Guarujá.

Após horas a fio de leitura de acusações e defesa foi decidido que a condenação de sua prisão seria mantida e ampliada de 9 anos e 6 meses para 12 anos e 1 mês de regime fechado. Quem optou pela condenação foram os três principais votantes do caso, o desembargador Victor dos Santos Laus, o relator do processo, João Pedro Gebran Neto e o revisor Leandro Paulsen.

Vale lembrar que o presidente não será preso ainda, e que cabe a este recorrer à instancias superiores, como o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal, que manterão Lula em liberdade até que este não possa mais apresentar provas de sua inocência nos casos citados.

No Âmbito eleitoral, o presidente sai prejudicado após a manutenção da condenação, onde poderá ser enquadrado futuramente na Lei da Ficha Limpa, que torna inelegíveis candidatos que tenham condenações em seus currículos.

Por Rafael Melo

Mais de Política