A mensagem do governador Wellington Dias (PT) aos piauienses neste 19 de Outubro – data que comemora os 193 anos de adesão do Estado à Independência do Brasil – é que o povo deve se orgulhar de sua história e que o Estado vive uma transformação.
Ao participar de solenidade em Parnaíba, o governador autorizou a Secretaria da Cultura (Secult) a contratar uma equipe nacional para a produção do filme que conta a história da independência do Piauí. Segundo Wellington Dias a proposta é que o Brasil e os piauienses precisam conhecer o processo histórico do Estado.
"Devemos ter o compromisso de resgatar a história do Estado através do cinema. É um legado que será deixado para as próximas gerações", ressaltou o governador.
Em seu discurso, Wellington pediu bênçãos às autoridades de Estado e ao Piauí e ao Brasil, para que possam retomar o caminho do desenvolvimento e declarou que o povo do Piauí deve ter orgulho da sua terra, pois o estado vem avançando em diversas áreas.
"O Piauí é um Estado em desenvolvimento e a fibra do povo piauiense, que é trabalhador, criativo e empreendedor ajuda muito a fazer o Estado crescer, ser independente. No Dia do Piauí, temos muito o que comemorar. Devemos ter orgulho de nossa terra", afirmou Dias.
O secretário de Cultura, Fábio Novo, disse que além de trabalhar para o lançamento de um filme nacional com a história do Piauí, o governo vai dar continuidade ao projeto do filme sobre Mandu Ladino.
“É importante esses dois gestos do governador de colocar para o cinema, para as artes, o resgate da história do Mandu Ladino, e a papel fundamental da Batalha do Jenipapo, onde houve derramamento de sangue pela independência do Brasil, um momento singular e que não deve ser esquecido”, disse Fábio Novo.
A solenidade cívico-militar em homenagem aos heróis da independência contou com hasteamento das bandeiras e o desfile da Polícia Militar, Guarda de Honra, tiro de guerra, cavalaria e escoteiros. Na ocasião, o governador depositou flores no monumento em homenagem aos heróis de 19 de Outubro de 1822, na praça da Graça.
Fonte: Cidade Verde
Por Helder Felipe
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.