Em arbitral agitado, Federação confirma Caiçara no Campeonato Piauiense 2016
A participação do Caiçara de Campo Maior está entre as definições acertadas na reunião.
Em arbitral realizado na noite desta terça-feira (24/11), Federação de Futebol do Piauí e dirigentes de clubes definiram os últimos detalhes da Série A do Campeonato Piauiense do próximo ano. A participação do Caiçara de Campo Maior está entre as definições acertadas na reunião.
No arbitral da terça passada (17/11), o Caiçara se apresentou com dois presidentes e foi ameaçado de ser rebaixado de divisão. O Leão motivou o adiamento das definições e recebeu da FFP o prazo de uma semana para solucionar o problema das duas diretorias.
ENTENDA O CASO: Caiçara possui dois presidentes e é ameaçado de rebaixamento pela FFP
Depois de dias de corre-corre para encontrar uma saída e manter o time na primeira divisão, o presidente reeleito, Francisco Ispo, conseguiu na justiça o direito legal de representar o Caiçara. Com tudo resolvido, a Federação confirmou o Leão do Norte nas disputas do Piauiense de 2016.
Apesar do aval positivo da FFP, o Caiçara, assim como os demais participantes, precisa apresentar uma certidão negativa de que o clube se encontra regularizado para selar a presença na competição.
Forma de disputa
Não muito diferente da forma que foi disputado esse ano, o Campeonato Piauiense de 2016 traz poucas novidades. Depois de intensas discursões entre disputar com pontos corridos ou em dois turnos, os dirigentes foram para o voto. O placar apertado de 12 a 11 manteve os dois turnos.
Com início em 30 de janeiro e termino previsto para dia 8 de maio, o Estadual será disputado por oito clubes: Parnahyba, Caiçara, Flamengo, Piauí, River, Picos, Cori-Sabbá e Altos ou Oeiras (que ainda buscam acesso na segunda divisão).
Os participantes jogam entre si em dois turnos. Ao final de cada turno, os quatro melhores posicionados avançam à semifinal e final, que serão disputadas em jogos de ida e volta. O campeão se classifica para a final.
O time Campeão ganha o direito de participar da Copa do Brasil 2017, Copa do Nordeste 2017 e Série D (caso o River seja o Campeão a vaga fica para o vice). Já o vice-campeão garante vaga na Copa do Brasil 2017 e Copa do Nordeste 2017. Já na parte de baixo, os dois piores times de índice técnico na soma de primeiro e segundo turno caem para a segunda divisão .
Outra definição dos dirigentes foi a extinção da Copa Piauí do calendário do futebol estadual.
Por Otávio Neto
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.