Feminicidio mata oito mulheres por dia no Brasil
A sociedade brasileira amarga um elevado número de violência contra as mulheres, o país tem a quinta maior taxa de feminicidio do mundo, dados da Organização Mundial da Saúde.
Feminicidio é o crime de ódio que mata oito mulheres por dia no Brasil. Muitas vezes, são os próprios familiares (50,3%) ou parceiros/ex-parceiros (33,2%) os que cometem os assassinatos.
A Lei do Feminicidio foi criada em 2015, com base nos estudos da advogada criminalista uiza Eluf: “A conduta é matar alguém, porém, se este alguém for mulher e, se essa mulher morrer devido às condições do sexo feminino no Brasil, ou seja, devido à subalternidade ou ao entendimento por parte do assassino, de que aquela mulher tem menos direito que ele e que aquela mulher lhe deve obediência total e ele tem o direito de vida ou morte sobre ela. Então, ele mata por esse motivo, ele estará cometendo um feminicidio”.
O Piauí possui a maior taxa de feminicidios, segundo dados do 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Com bases nessas pesquisas, o Piauí foi o primeiro estado a criar um núcleo de feminicidio antes mesmo de ser aprovada a Lei, e com a aprovação da Lei, estabeleceram a Delegacia da Mulher.
(Foto: Jailson Soares/O Dia)
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.