O Piauí registrou mais de 47 mil descargas elétricas entre os dias 1º e 6 de janeiro, conforme dados da rede de monitoramento Earth Networks. O município de São Miguel do Tapuio, no Norte do estado, contabilizou 6.787 raios, uma média de 1.131 por dia, e está entre as 30 cidades brasileiras com maior incidência.
De acordo com o climatologista Werton Costa, a concentração de descargas elétricas está associada ao período chuvoso, que tem como característica uma distribuição maior de nuvens, como as Cumulonimbus.
"Essa distribuição reflete o caminho dos sistemas de instabilidade. Existe o corredor de umidade do Ceará e da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Piracuruca, Alto Longá e Brasileira estão no mesmo corredor de umidade, por exemplo", comentou Werton.
Segundo o levantamento, o Piauí ocupa o nono lugar no ranking de estados do Brasil com maiores registros de descargas elétricas nos primeiros dias de 2022, com o número total de 47.020. Em primeiro lugar, está o Mato Grosso do Sul, com 320.656. Em último, Alagoas, com apenas 23 registros.
"Os principais focos de descarga elétricas foram aqueles oriundos de nuvens que vieram do Atlântico Tropical, sob influência da zona de convergência intertropical (zcit) e o outro entrou pela faixa Matopiba, a faixa serradeira", informou o climatologista.
Cuidados durante uma tempestade
No último domingo (2), um rebanho de 32 ovelhas morreu após um raio atingir a árvore onde os animais estavam abrigados, no interior de Novo Santo Antônio.
LEIA MAIS - Raio cai em fazenda e mata 32 ovelhas em Novo Santo Antônio (PI)
Ao g1, Werton destacou que é necessário que a população fique atenta a algumas dicas para se proteger da grande quantidade de raios:
- Não manusear equipamentos de natureza elétrica ou eletrônica conectado à rede elétrica, principalmente celulares;
- Não permanecer em janelas ou varandas durante um temporal;
- Caso esteja em áreas abertas, como parques, praias ou campos de futebol, o ideal é buscar abrigos.
“É uma condição de risco. Esse abrigo não pode ser jamais com árvores, pois a descarga elétrica é atraída", completou o climatologista.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.