Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:36

Prefeitura de Piripiri (PI) realiza destruição de escapamentos do tipo 'kadron'

Os escapamentos foram apreendidos ao longo do segundo semestre de 2021.

 Escapamentos de moto são destruídos em Piripiri, no Norte do Piauí — Foto: Reprodução/ Site Prefeitura de Piripiri

Na manhã da última quarta-feira (9), a Prefeitura de Piripiri, 166 km ao norte de Teresina, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou a destruição de dezenas de escapamentos de motos irregulares que foram apreendidos durante o segundo semestre de 2021.

De acordo com o artigo 230, parágrafo XI, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, é uma infração de trânsito grave, gerando ao condutor uma multa no valor de R$ 195,23 e medida administrativa, podendo o veículo ficar retido para regularização.

De acordo com o Major Jairo Oliveira, comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, existe uma recomendação do Ministério Público para que a cada seis meses seja feita a destruição desse material. Isso porque, ao ser apreendido, o veículo fica por esse período à disposição do dono para resgate e regularização.

Ainda segundo o Major, a Polícia Militar encaminhou 59 escapamentos para destruição, além dos que foram encaminhados pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). O material foi destruído em frente ao Palácio do Povo da cidade.

"A PM de Piripiri tem recebido inúmeros reclames da população sobre o incômodo causado por motocicleta circulando com o cano de escapamento adulterado. Essa ação tem causado inúmeros transtornos para população da cidade. Diante dessa situação a Polícia Militar em conjunto com a Strans tem realizado operações com intuito de coibir desses veículos na cidade", reiterou o Major.

Perturbação do sossego público

A descarga conhecida como “kadron” é um escapamento que provoca barulho perturbador. O silenciador do escapamento é um item projetado para diminuir os ruídos do motor, mas quando alterado pode trazer consequências prejudiciais, como o um aumento significativo do ronco do motor e da quantidade de fumaça liberada.

O art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que conduzir veículo com sua cor original ou outra característica alterada (como o escapamento, por exemplo) constitui infração grave, e as penalidades previstas para a conduta são desde multa a retenção do veículo.