A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) premiou, nesta quinta-feira (5), com o Selo Undime-PI de Alfabetização, 59 municípios com melhor desempenho na Avaliação Undime-PI de Alfabetização. Ao todo, 80 municípios piauienses aderiram à avaliação, que é uma inovação no processo de coleta e análise em larga escala da alfabetização nas redes municipais públicas de ensino do Piauí.
A entrega aconteceu no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí e contou com a presença de diversas personalidades engajadas na área da educação no Piauí e no Brasil. O secretário de Estado a Educação, Ellen Gera, destaca que a Undime-PI reconhece, por meio do prêmio, as boas práticas dos professores e da educação do Piauí.
“Nosso Estado está avançando bem no setor da educação, basta olharmos para os resultados educacionais das últimas duas décadas. A partir de um desejo do governador Wellington Dias, trabalharemos em parceria com os municípios na alfabetização na idade certa e vamos estender o Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) para as redes municipais, colocando em prática um pacto pela educação piauiense”, diz.
No Piauí, o combate ao analfabetismo é prioridade manifestada pelo Governo do Estado, por meio do seu Plano Plurianual (PPA). O Estado tem hoje um dos três maiores crescimentos do país registrados na avaliação do Índice de Educação Básica (IDEB), mas ainda vislumbra um longo caminho para vencer o analfabetismo.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está desenvolvendo um plano de alfabetização na idade certa de caráter colaborativo, que reúne esforços do Estado e de municípios, além das instituições Associação Bem Comum, Instituto Natura e Fundação Lemann. A ideia é construir uma política pública de regime de colaboração entre Estado e Municípios, para, de maneira unificada, trabalhar a alfabetização de crianças. Os Programas implantados no Ceará e Pernambuco servirão de modelo para Piauí.
Selo Undime-PI de Alfabetização
A Avaliação Undime-PI de Alfabetização é resultado de uma parceria entre a entidade e a plataforma Mobieduca.me, visando à confecção de um diagnóstico preciso do desempenho dos estudantes. As provas aplicadas em setembro foram destinadas a alunos do 2º ano e contaram com 14 questões – três delas de habilidade em leitura e as demais, em escrita. Na sequência, os municípios receberam sugestões de melhorias por parte da equipe técnica da Undime-PI. Após a aplicação de nova avaliação, foi possível aferir os resultados referentes às medidas pedagógicas implantadas em função da avaliação diagnóstica.
Bianca Viana
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.