Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

  20:48

Durante evento do Alfa 10 governador anuncia prêmio para cidades que atingirem 90% da alfabetização na idade certa

 FOTO: Regis Falcão

O governador Rafael Fonteles anunciou, durante solenidade do Pacto pela Educação, que os municípios que conseguirem atingir a meta de 90% dos alunos alfabetizados na idade certa no ano que vem receberão uma premiação de R$ 200 mil. Além disso, o aplicativo Piauí Primeira Infância, coordenado pelo Pacto pelas Crianças do Piauí, passará a ser disponibilizado a todos os municípios do Estado. Na solenidade, ocorrida na tarde desta quarta-feira (23), no Centro de Convenções de Teresina, mais de 100 escolas municipais e estaduais foram homenageadas pelos índices atingidos no ano passado.

“Além da premiação do Alfa-10 desde a sua primeira edição, agora vamos premiar as prefeituras que atingirem 90% de crianças alfabetizadas na idade certa. E também vamos disponibilizar a parceria do aplicativo Piauí Primeira Infância para todos os municípios do estado. A experiência em Lagoa do Piauí foi exitosa para poder monitorar o desenvolvimento integral das crianças, olhando para educação, saúde e assistência social, e agora vamos levar aos demais municípios que queiram participar dessa política de desenvolvimento da primeira infância”, afirmou o governador Rafael Fonteles.

Nesta edição, representantes das 104 escolas homenageadas receberam também os emblemas do Selo Nacional Compromisso Criança Alfabetizada, onde seis municípios e suas escolas, gerenciados pela 5ª Gerência Regional de Educação (GRE) da região dos Carnaubais foram premiadas, ficando Nossa Senhora de Nazaré em  1º lugar na região e a Escola Municipal Lino Rodrigues de Carvalho, localizada na zona rural de Monsenhor Hipólito, em primeiro lugar no estado. O prêmio reconhece escolas públicas, estaduais e municipais, com base nos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí para a Alfabetização (Idepi-Alfa). Em 2023, foram premiadas 78 escolas.

Saiba mais: Seis municípios da 5ª GRE têm escolas premiadas na 4ª edição do Prêmio Alfa-10; LISTA

“Dentre todas as políticas públicas, talvez a mais importante seja a de educação na idade certa. Nesse ano, o Alfa-10 premiou 104 escolas, sendo que ele começou com apenas 10 escolas, que atingiram os critérios mínimos para receber o prêmio, e também as escolas piores classificadas também receberão ajuda para melhorar, aprendendo umas com as outras. Nossa ideia é antecipar ao máximo a meta do compromisso nacional de educação de 80%. Deveremos chegar a 60% esse ano”, disse o governador.

O prefeito de Monsenhor Hipólito, Djalma Policarpo, destaca o empenho da comunidade escolar para obter os resultados expressivos. “O sentimento é de uma missão de muita responsabilidade desde que assumimos o município há quatro anos. Colocamos como um dos parâmetros a educação e, no decorrer do tempo, surgiu o incentivo do governo, da primeira-dama Isabel Fonteles, com o Pacto pelas Crianças. E nós pactuamos todas as ações do governo e aí é muito investimento em insumo, na formação, na valorização dos professores, na família, no amor pelas nossas crianças, a busca ativa para não deixar ninguém fora”, afirmou o prefeito.

O secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, comentou que o aumento dos índices de alfabetização na idade certa é resultado do esforço coletivo. “Um dia de celebração dessa parceria do governo do Estado com os municípios para avançarmos nos índices educacionais, sobretudo em alfabetização na idade certa, e de reconhecimento do mérito das escolas e dos municípios que conquistaram excelentes resultados da educação na idade certa. Estamos premiando mais municípios e mais escolas, o que significa que estamos melhorando os índices e não só isso”, disse Washington Bandeira.

Também presente na solenidade, a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, comemorou os dois anos da instituição e os resultados que vêm sendo obtidos na articulação com vários entes do estado e prefeituras.

“Hoje estamos celebrando os dois anos do Pacto pelas Crianças do Piauí e a quarta edição do prêmio Alfa-10. Nós, do Pacto pelas Crianças do Piauí, temos algumas ações prioritárias, inclusive na educação, de aumentar a quantidade de vagas nas creches, melhorar a qualidade do ensino nas creches e alfabetizar as nossas crianças na idade certa, por volta de sete anos de idade”, afirmou.

Mais de Educação