Facebook
  RSS
  Whatsapp

  15:30

Piauí tem o menor índice de uso da Internet, aponta IBGE

O uso da Internet é maior entre pessoas com mais anos de estudo no Piauí, e a faixa etária que mais acessou a Internet foi a das pessoas de 20 a 24 anos.

 

O estado do Piauí ficou em último na federação quando o assunto é acesso à internet. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) sobre o tema Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), divulgadas hoje (29).

O estudo traz informações sobre o acesso à Internet e à televisão, além da posse de telefone celular para uso pessoal. Apenas 61,4% dos lares piauienses utilizam a Internet, menor índice do país. O primeiro colocado é o Distrito Federal com 94,1%.

Celular é origem de 99,3% dos acessos à Internet no Piauí e o uso da TV para acessar a Internet quase triplicou em dois anos. No período pesquisado, caiu o uso de banda larga móvel e cresceu a presença de banda larga fixa no Piauí.

O uso da Internet é maior entre pessoas com mais anos de estudo no Piauí, e a faixa etária que mais acessou a Internet foi a das pessoas de 20 a 24 anos.

O Piauí tem o 4º menor percentual de pessoas que possuem celular. 10,7% dos lares piauienses não possuem nenhum tipo de telefone. É também do Piauí o menor percentual de domicílios que possuem televisão com conversor digital.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) e foram investigados por meio do tema suplementar Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC). O estudo traz informações sobre o acesso à Internet e à televisão, além da posse de telefone celular para uso pessoal.

Houve aumento de 8,7 pontos percentuais no índice de domicílios com utilização de Internet entre 2016 e 2018 no Piauí. Ainda assim, o estado – que foi o penúltimo menor em 2016 (52,7%) e em 2017 (57,4%) – caiu para a última posição em 2018.

A pesquisa também mostra que o rendimento médio mensal per capita dos domicílios piauienses em que havia acesso à Internet (R$ 1.113) era 59% superior ao verificado nas residências em que o serviço não era utilizado (R$ 700).

O principal motivo para não utilização da Internet era o valor do serviço, considerado caro por 26,7% das residências piauienses sem acesso à Rede. Outras razões apresentadas foram: falta de interesse (24,4%), nenhum morador sabia usar Internet (23,7%), equipamento de acesso era caro (12,3%), serviço de acesso não estava disponível na região (10,7%) e outros motivos (2,3%).

Celular é origem de 99,3% dos acessos à Internet no Piauí

O aparelho mais usado para acessar à Internet no Piauí foi o celular, presente em 99,3% dos lares que utilizaram a Rede em 2018. Cerca de 34,5% dos acessos foram feitos por meio de microcomputador, 9,6% em tablets e 11% em televisões.

O número de acessos à Internet por meio de TVs quase triplicou em dois anos: em 2016, apenas 4,2% dos domicílios piauienses usavam esse equipamento para tal finalidade. Ainda em comparação a 2016, o microcomputador e o tablet tiveram redução no uso de 3,1 e de 2,1 pontos percentuais respectivamente.

Bianca Viana

Mais de Geral