O incêndio no Parque Ambiental Serra de Santo Antônio foi finalmente controlado pela Brigada de Incêndio com a ajuda de moradores das imediações. A notícia foi divulgada pelos brigadistas por volta das 11h30 desta segunda-feira (22). Os mesmos subiram a serra e debelaram as chamas que já estavam enfraquecidas.
Foram mais de 48 horas de incêndio em uma área protegida, fato que denuncia as limitações das ações do poder público de Campo Maior quando se refere ao combate a incêndios, embora os brigadistas tenham procurado fazer tudo que estava ao seu alcance. Os mesmos acabaram esbarrando em questões como a falta de equipamentos mais efetivos e questões geográficas, uma vez que as áreas no topo da serra são de difícil acesso.
Esta última semana foi intensa por conta dos vários focos que surgiram, tanto na zona urbana quanto na rural, exigindo esforço redobrado dos brigadistas. No final da semana a questão ficou ainda mais complicada com incêndios simultâneos na Serra de Santo Antônio e no Assentamento Tatus, o que fez com que a brigada priorizasse o problema mais urgente, deixando o incêndio na serra ao sabor do tempo e da sorte.
A partir do centro urbano imagens foram feitas do incêndio e os populares se manifestaram nas redes sociais questionando a ausência de uma guarnição do Corpo de Bombeiros na cidade, fator que beneficiaria vários municípios da região que ainda precisam aguardar o deslocamento desses profissionais a partir de Teresina.
O Major Costa Araújo, candidato a deputado federal pelo PL, passou pelas proximidades da Serra e gravou um vídeo onde questiona, equivocadamente, a ausência de uma brigada de incêndio mantida pela prefeitura, fato que despertou a indignação de brigadistas que viram o vídeo.
O também candidato a deputado federal, Weslley Paz, do Solidariedade, engrossou o coro popular e levantou a necessidade de Campo Maior ter o seu próprio corpo de bombeiros, pois diante dos riscos de incêndios em maiores proporções a brigada de incêndio não teria muita efetividade.
A situação é de fato alarmante pois o período mais quente do ano mal começou e o INMET já começa a emitir alertas de baixa unidade do ar, fator que associado aos fortes ventos aumentam em muito o risco de grandes incêndios na região.
Walton Carvalho
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.