
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) contabilizou mais de 30 mortes em acidentes de trânsito envolvendo animais em estradas em 2025. Por isso, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente vai dar início a Operação Porteira Fechada, para recolher animais, identificar e responsabilizar os proprietários deles, com multas e outras penalidades.
“Eles podem ser responsabilizados pelo código penal por crimes como lesão corporal e homicídio culposo. Fora isso, há a responsabilidade civil de arcar com prejuízos das pessoas lesadas nesses acidentes.”, afirmou Fernando Aragão, diretor de Operações de Trânsito da SSP-PI.
Segundo a SSP, o Observatório de Trânsito mostrou que, em 2024, 65 pessoas morreram devido à colisão com animais. Fernando Aragão afirmou que é preocupante que o número de ocorrências de 2025 estar próximo da metade ainda no quarto mês do ano.
A carreteira Maciella Ramos, que trafega com frequência na BR-316, e contou que é comum encontrar bichos na pista e que segue as recomendações de evitar buzinas e faróis altos, além dobrar atenção em trechos mais críticos, para se proteger de acidentes.
“Embora tendo muita cautela, os donos desses animais deixam eles soltos e ficamos à mercê desse perigo. Às vezes o mato é alto e a gente não consegue ter a visibilidade boa. Tentamos dirigir durante o dia, mas um animal pode surgir a qualquer momento”, contou.
Matérias relacionadas: Acidente de moto deixa um morto e outro ferido em Nossa Senhora de Nazaré
Ambulância de Jatobá do Piauí colide com cavalo na rodovia em Campo Maior (PI)
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar