Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

  01:45

Proprietários que deixarem animais soltos em estradas passarão a sofrer penalidades

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) contabilizou mais de 30 mortes em acidentes de trânsito envolvendo animais em estradas em 2025. Por isso, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente vai dar início a Operação Porteira Fechada, para recolher animais, identificar e responsabilizar os proprietários deles, com multas e outras penalidades.

“Eles podem ser responsabilizados pelo código penal por crimes como lesão corporal e homicídio culposo. Fora isso, há a responsabilidade civil de arcar com prejuízos das pessoas lesadas nesses acidentes.”, afirmou Fernando Aragão, diretor de Operações de Trânsito da SSP-PI.

Segundo a SSP, o Observatório de Trânsito mostrou que, em 2024, 65 pessoas morreram devido à colisão com animais. Fernando Aragão afirmou que é preocupante que o número de ocorrências de 2025 estar próximo da metade ainda no quarto mês do ano.

A carreteira Maciella Ramos, que trafega com frequência na BR-316, e contou que é comum encontrar bichos na pista e que segue as recomendações de evitar buzinas e faróis altos, além dobrar atenção em trechos mais críticos, para se proteger de acidentes.

“Embora tendo muita cautela, os donos desses animais deixam eles soltos e ficamos à mercê desse perigo. Às vezes o mato é alto e a gente não consegue ter a visibilidade boa. Tentamos dirigir durante o dia, mas um animal pode surgir a qualquer momento”, contou.

Matérias relacionadas: Acidente de moto deixa um morto e outro ferido em Nossa Senhora de Nazaré 

Ambulância de Jatobá do Piauí colide com cavalo na rodovia em Campo Maior (PI)

Fonte: G1

Mais de Polícia