O espetáculo teatral que retrata a Batalha do Jenipapo nas comemorações do 13 de março, em Campo Maior, teve um atrativo a mais neste domingo, data que se celebra 193 anos da confronto sangrento. A participação do ator nacional Carlos Casagrande atraiu o público ao Monumento dos Heróis do Jenipapo.
O ator da Tv Globo interpretou o major português João José da Cunha Fidié, comandante que liderou o exército europeu na Batalha do Jenipapo, em 1823. Casagrande apareceu em dois momentos do espetáculo.
No primeiro, montado em um cavalo, o ator passou por toda extensão do local sem fala. Na segunda, o intérprete de Fidié apareceu caminhando entre os mortos no campo de batalha, falou da loucura patriótica dos piauienses, descreveu a vitória com amagar e prometeu levar ao conhecimento do Rei de Portugal a bravura dos sertanejos.
A reportagem do Em Foco, Carlos Casagrande reclamou o sol forte e descreveu a satisfação de participar do evento. “É um prazer estar aqui no Piauí com esse ‘calorzão’. Foi um prazer estar aqui e participar desse espetáculo da região, uma batalha que é pouco conhecida”, disse.
Sobre seu papel na peça, o ator comentou: “Ele (Fidié) lamenta, mas acabou arrasando todo mundo. Foi uma batalha muito sangrenta. Foi um espetáculo bonito”. Questionado se conhecia a história, Carlos Casagrande finalizou: “Eu sou mais um que não conhecia”.
Antes da apresentação, o ator nacional perdeu o controle do cavalo no qual estava montado e acabou caindo. Ele teve poucos ferimentos, mas reclamou de dores nas costas.
Fotos relacionadas
Por Otávio Neto
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.