A cidade de Assunção do Piauí, na gestão do prefeito Antônio Luiz Neto “Netinho” (PSD), através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo ‘A’ na Certificação de SELO Ambiental 2023 – ICMS ECOLÓGICO. No entanto, essa já é a quarta vez que o município conquista a Certificação Ambiental, onde em 2020 obteve o Selo B, com 4 critérios atingidos.
De acordo com resultado preliminar divulgado pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), Assunção do Piauí obteve 246 pontos com 7 critérios certificados.
Para ter acesso, os municípios precisam atender a determinados critérios ambientais estabelecidos pelo governo estadual. No caso do Piauí, os critérios de pontuação pra que os municípios consigam o Selo Ambiental são:
- Gerenciamento de Resíduos Sólidos
- Educação Ambiental
- Redução de Desmatamento
- Redução de Queimadas e Conservação dos Recursos Ambientais
- Proteção de Mananciais de Abastecimento Público
- Identificação e Mitigação das Fontes de Poluição
- Edificações Irregulares
- Unidades de Conservação
- Legislação sobre a Política Municipal do Meio Ambiente
O Selo Ambiental é um instrumento de certificação emitido anualmente pela Semarh, concedido aos municípios que estejam desenvolvendo ações e políticas de desenvolvimento da gestão ambiental no âmbito municipal. Com o Selo, os municípios têm direito aos recursos do ICMS Ecológico, importante fonte de receita para a gestão local através de transferências constitucionais do ICMS arrecadado no Estado.
Fonte/Créditos: Tapuio Notícias
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.