A partir deste sábado (2), as tarifas da de energia de consumidores residenciais de todo o estado do Piauí terão um aumento de 15,81% com a aplicação dos resultados da revisão tarifária da distribuidora.
A distribuidora de energia do Piauí, Equatorial, atende cerca de 1,4 milhão de unidades consumidoras nos 224 municípios piauienses e a Revisão Tarifária Periódica do ano de 2023 foi aprovada nesta última terça-feira (28) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em uma consulta pública realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi) em Teresina.
Para indústrias e comércios, o efeito a ser percebido na alta tensão é de 9,22%, e na baixa tensão de 16,07% e o aumento médio para os consumidores é de 14,70%.
A diferença de impacto entre os dois grupos se explica pelo aumento do custos médios utilizados para atender os clientes em baixa tensão, pelo aumento de mercado inferior à média do período entre as revisões, e também à retirada dos descontos tarifários para o consumidor rural, cujo aumento será de 22,22%.
Esse aumento foi impactado ainda pelos custos de distribuição (6,62%), em razão do crescimento da base de remuneração de ativos da companhia, que foi de 5,63%.
Consumidores residenciais -
15,81%
Baixa tensão -
16,07%
Alta tensão -
9,22%
Efeito médio ao consumidor -
14,70%
Com informações do Canal Energia
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.