O município de Cabeceiras do Piauí, norte do estado, está em última posição em um relatório do índice de alfabetização do Território dos Carnaubais, com um percentual de 19,9% de alunos alfabetizados. O resultado foi divulgado pelo programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Campo Maior, também na região norte, ocupou a 10ª posição entre as 16 cidades.
O Indicador Criança Alfabetizada foi calculado a partir do alinhamento nacional dos dados apurados pelas avaliações aplicadas pelos estados, em 2023, que contou com a participação de 85% dos alunos das redes públicas brasileiras.
As cidades de Buriti dos Montes, Boqueirão do Piauí, Assunção do Piauí, Castelo do Piauí, Jatobá do Piauí, Juazeiro do Piauí , Cocal de Telha e Boa Hora ficaram entre os oitos melhores. O objetivo é garantir, em regime de colaboração entre União, Estados e Municípios, o direito à alfabetização de todas as crianças do país.
VEJA O RANKING E O PERCENTUAL
CRIANÇA ALFABETIZADA
O inédito alinhamento dos sistemas de avaliação dos estados ao SAEB é resultado do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado pelo MEC em 2023. O foco da política é assegurar que todos os estudantes estejam alfabetizados ao fim do 2° ano do ensino fundamental, além de recompor aprendizagens, com ênfase na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° anos afetadas pela pandemia.
O Compromisso teve adesão de 5.558 dos 5.570 municípios brasileiros e dos 27 estados. O investimento foi de mais de R$ 1 bilhão. Além do alinhamento da Avaliação, a estrutura envolve diversas iniciativas atribuídas ao MEC e aos entes federados.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.