A estudante Luiza Helena Nascimento, de 18 anos, solicitou ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a revisão da sua prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Ela foi eliminada, e o Inep informou que a eliminação ocorreu por ela levar o cartão-resposta da prova no primeiro dia de aplicação do exame. Entretanto, a estudante nega que tenha levado o gabarito.
O g1 tentou entrar em contato com o Inep para comentar o caso, mas até a publicação desta reportagem não obteve resposta. Nesta terça-feira (21), às 23h59, encerra o prazo de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A estudante fez uma solicitação na ouvidoria do Inep pedindo uma revisão da sua prova. Ela também abriu um requerimento no canal oficial de comunicação do Ministério da Educação (Mec). Contudo, até o momento não obteve resposta.
Em entrevista à TV Clube, a jovem afirmou que não levou o cartão-resposta para casa ao fim da prova.
"Nos dois dias das provas, eu fiz os elementos cabíveis certinhos, segundo edital. Eu entreguei as provas, entreguei o gabarito [...]. Eu estudei um ano de pré-vestibular e eu fazia os simulados tudo certinho, entregando tudo certinho, para fazer na prova do jeito certo", explica a jovem.
Na Página do Participante oficial do Inep, o instituto informou à estudante que ela foi eliminada por: ausentar-se da sala com o Cartão-Resposta ou qualquer material de aplicação, com exceção do Caderno de Questões, ao deixar em definitivo a sala de provas nos 30 minutos que antecedem o término do Exame (print abaixo).
"Eu estou sem chão, porque eu investi um ano da minha vida para cursar o curso dos meus sonhos, que é Medicina, aqui na UFPI [Universidade Federal do Piauí], e eu tenho pontuação para entrar, porém minha prova nem foi corrigida", lamenta ela.
O curso de Medicina que Luiza quer cursar na Universidade Federal do Piauí (UFPI) seleciona os estudante através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para se inscrever, o candidato deve ter ensino médio completo, ter participado da edição de 2024 do Enem e não ter zerado a redação.
Fonte: G1
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.