Facebook
  RSS
  Whatsapp

  22:18

Prouni: Direito superou Medicina e se torna o mais concorrido entres os estudantes piauienses

 Foto: Analice Diniz/G1

Durante a primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), divulgada nesta terça-feira (4), no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, o Ministério da Educação (MEC), constatou que o curso mais concorrido no Piauí foi o Direito, com 5,3 mil inscritos e 332 pré-selecionados. Veja abaixo o ranking dos mais concorridos.

Prouni: Criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. O programa ocorre duas vezes ao ano.

No total, o Piauí recebeu 43.096 inscrições para 3.879 bolsas ofertadas em diversos cursos em 38 instituições privadas de ensino superior. A segunda edição do Prouni será divulgada no dia 28 de fevereiro.

O curso de direito foi o mais concorrido no Piauí, superando o curso de medicina, que ocupava a 1ª posição. Em terceiro lugar ficou o curso de Enfermagem.

Para o coordenador do curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho, Marcus Vinícius Lima, o aumento da procura por Direito em relação a Medicina, que sempre foi mais concorrido, ocorre por conta de uma série de fatores, como a matemática envolvida entre o número de vagas ofertadas e o total de inscritos.

Mas, para ele, a mudança de governo e as perspectivas sobre os concursos públicos, na qual os graduandos do curso já saem quase preparados para atuar em muitos cargos oferecidos em concursos públicos, pode ter influenciado a escolha dos candidatos.

"No governo passado, a gente não tinha essa expectativa de abertura de concursos e agora, depois da mudança do perfil governamental, a gente já teve vários concursos abertos, de ordem nacional, concursos regionais, isso termina sendo convidativo. Você sai do curso de direito e algumas áreas novas têm sido bem receptivas em relação aos seus usos. Por exemplo direito digital, direito previdenciário... a turma já sai com a função já quase formada", relatou o professor.

O coordenador ressalta também a característica do curso de abrir muitas portas no mercado de trabalho em relação as novas tecnologias e a necessidade do Direito de atuar nesse meio tecnológico, por necessitar de uma regulamentação.

Segundo Marcus Lima, todos esses fatores moldam o curso de Direito com uma "multifacetariedade" de áreas de trabalho e uma opção considerável para os candidatos do Prouni.

Fonte: G1

Mais de Educação