
Do dia 25 a 27 de março, as unidades móveis do Ônibus Lilás percorrerá os territórios de Carnaubais, nas cidades de Castelo do Piauí, Campo Maior, Juazeiro e Altos. A ação veio após, uma reunião virtual realizada na manhã dessa quarta-feira (19), pela Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) com secretárias municipais de todo o Piauí para definir o cronograma de ações do Ônibus nos municípios.
A gerente do Centro de Referência Francisca Trindade, Joelfa Farias, explica que o cronograma é elaborado com base em estudos e análises de dados do Observatório da Mulher Piauiense, buscando levar os serviços a locais estratégicos.
“Para montar o cronograma, realizamos um estudo completo dos territórios do estado, considerando os locais com maior número de feminicídios e medidas protetivas registradas”, afirma Farias.
As unidades do Ônibus Lilás e suas operações são fruto da luta das mulheres do campo, da floresta e das águas. O intuito é levar ações de políticas públicas para as mulheres da zona rural e oferecer serviços que geralmente estão concentrados na zona urbana. A iniciativa leva atendimento psicossocial e rodas de conversa sobre a tipificação da violência, abordando, ainda, a temática da campanha “Março Mulher – sem assédio moral e sexual”.
Também são oferecidos outros serviços em parceria com os municípios. Além disso, através da parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), é realizada a emissão do novo RG, e ainda, atendimentos da Defensoria Pública e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
As rotas alcançarão os 12 territórios do Estado ao longo do ano. Semanalmente, a Sempi se reúne com os municípios para dialogar sobre os serviços. Os próximos locais que receberão as unidades serão divulgados em breve.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar