Um grupo de cerca de 20 alunos, com média de 11 e 12 anos de idade, permaneceu até por volta das 19hs na Escola Municipal Átila Lira, na cidade de Cabeceiras do Piauí, a 92 km ao norte de Teresina. Um vídeo gravado na noite dessa quarta-feira foi compartilhado em rede social e mostra alunos da localidade Nova Zelândia, sozinhos na escola a espera do ônibus escolar.
Segundo apurou o Em Foco, os alunos ficam na rua, fora da escola, próximo a um comércio, a espera do ônibus que vai deixar alunos em outros lugares. A aula termina por volta das 17hs e o vídeo foi gravado por um morador já por volta das 19hs e os alunos continuavam no local.
Ainda segundo apurou o Em Foco, a situação é rotineira.
O QUE DIZ A PREFEITURA
O Em Foco falou com o professor Braz de Sousa Carvalho, secretário municipal de educação. Ele confirmou que, de fato, esses dias alguns ônibus têm apresentado problemas mecânicos e elétricos e os mesmos ônibus precisam fazer mais uma rota. Ainda por conta das chuvas, os transportes andam mais lentos, o que atrasa o percurso.
O secretario disse ainda que as últimas crianças que são levadas para as suas comunidades são justamente as mostradas no vídeo. “A gente prioriza as crianças que moram perto do rio Maratoan, que precisam chegar antes da cheia aumentar” disse.
Indagado pela reportagem se não deveria ficar alguém da escola acompanhando os alunos, já que é uma situação programada, o secretario disse que sim.
“As crianças, por mais que tentem fazer acompanhamento, já era o local deles pegarem o ônibus. Mas já entrei em contato com a escola para, caso isso venha acontecer novamente do ônibus atrasar, as crianças ficarem acompanhadas sem um adulto. Ocorrendo esse imprevisto, tem que ficar alguém da escola acompanhando as crianças” pontuou.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.