Facebook
  RSS
  Whatsapp

  12:22

Assunção do Piauí terá sistema eólica de geração de energia elétrica e regularização agraria.

O projeto de implantação está sendo agilizado para aproximadamente 2 mil torres.

 assuncaolivre.com

O Presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Assunção do Piauí (STTR) Caetano Silva acompanhado pelo Chefe de Gabinete do Deputado Estadual João de Deus (PT) Luiz Alexandre, estiveram reunidos na última quinta-feira (10/03), em Teresina, com o Secretário Estadual de Minas e Energia Dr. Luiz Coelho para tratar sobre o processo de implantação do sistema eólica de geração de energia no município de Assunção do Piauí que, será realizado em breve.

Segundo o secretário Luiz Coelho, o Piauí inteiro é favorável à geração de energia eólica, mas é em Assunção do Piauí que está o “filé” dos corredores de vento e que, o projeto de implantação está sendo agilizado para aproximadamente 2 mil torres, porém, antes disso, é necessária a regularização de algumas propriedades no município que são áreas do estado ocupadas, em regime de posse, há muitos anos por trabalhadores rurais locais.

O Presidente do STTR disse que já iniciou, através de parcerias com os posseiros dos imóveis, sindicato e empresa privada, desde 2015, o processo de identificação e regularização dos imóveis no município e, que mais de 80 pedidos de títulos de posse já foram protocolados no Instituto de Terras do Piauí (INTERPI) e estão aguardando vistoria do órgão, “o processo de regularização das terras do município é independente da vinda da energia eólica, mas a energia eólica só vem se as terras tiverem regularizadas e que, por isso, precisamos juntar força política junto ao órgão competente do estado para que isso ocorra o mais breve possível”, disse Caetano Silva.

A reunião resultou em uma audiência para os próximos dias com o Diretor do INTERPI José Osmar, Secretário Luiz Coelho e Deputado João de Deus para encaminhar os próximos passes que, logo em seguida será marcada Audiência Pública em Assunção do Piauí para tratar do assunto junto aos trabalhadores posseiros e proprietários de terras.

~~Parte do território de São Miguel do Tapuio e Buriti dos Montes, vizinhos a Assunção do Piauí, também serão contemplados pelo projeto. Cada proprietário de terra participante do projeto receberá o valor equivalente a 1,5% do total de energia gerada pelo sistema em sua propriedade. A altitude de algumas regiões do território de Assunção do Piauí chega a aproximadamente 900m, com corredor de vento permanente.

 

assuncaolivre.com