O deputado Júlio César (PSD), presidente da Comissão Contas Públicas e Transferências, afirmou que é necessário que o IBGE explique sobre possível distorção que exista nos cálculos populacionais.
Em entrevista ao Rádio Câmara, o deputado afirmou que o fator populacional é extremamente importante, pois é de acordo com ele que o governo federal faz a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os municípios podem acabar sendo prejudicados se o valor populacional não corresponder com a realidade.
“O fator populacional é o principal critério para definir os coeficientes de redistribuição do FPM e a não identificação da dinâmica da evolução da estrutura populacional tem o potencial de gerar graves impactos nas finanças de diversos municípios”, afirmou o deputado.
Júlio César disse ainda o último Censo aconteceu em 2010 e que por falta de recursos não haverá uma nova contagem populacional em 2015.
A Comissão realizará então nesta quarta-feira (5) audiência pública para debater a possível distorção na atual metodologia de cálculo das estimativas populacionais dos municípios brasileiros. O assessor da Diretoria de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cláudio Dutra Crespo, foi convidado para explicar para os deputados como o IBGE realiza os cálculos.
Fonte: GP1
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.