
O governador Rafael Fonteles se reuniu, nesta terça-feira (25), em Brasília, com o presidente Lula, onde tratou de investimentos para o Piauí. No encontro, o chefe do Executivo Estadual apresentou também soluções tecnológicas aplicadas pelo governo piauiense que estão revolucionando serviços na saúde e outras áreas.
Rafael destacou que 2025 deve ser um ano de entregas do Governo Federal no Piauí. “Na área de infraestrutura logística, infraestrutura hídrica, na área social do governo, muitas ações importantes. Como o próprio presidente diz, é o ano da colheita daquilo que foi planejado”, declarou.
O presidente Lula também teve oportunidade de conhecer melhor o Piauí Saúde Digital, plataforma implementada pelo Governo do Piauí, permitindo que os piauienses tenham acesso a consultas, diagnósticos e até prescrições médicas de forma remota, sem a necessidade de se deslocarem para hospitais.
Em apenas um ano de funcionamento, o Piauí Saúde Digital foi implantado em 222 municípios do estado, tendo realizado mais de 250 mil procedimentos (consultas e exames) desde a sua implantação no ano passado.
Rafael Fonteles também detalhou ao presidente Lula como vai funcionar a SoberanIA, a primeira plataforma de Inteligência Artificial com base de dados totalmente em português. O projeto é pioneiro e visa oferecer soluções digitais para otimizar os serviços públicos.
Desenvolvido no estado do Piauí, o chatboot se assemelha ao Chat GPT, com a diferença de ser treinado integralmente em português, reduzindo a dependência de tecnologias estrangeiras. O supercomputador necessário para rodar a nova tecnologia foi instalado no data center do Estado, localizado na Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ETIPI).
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar