Facebook
  RSS
  Whatsapp

  23:11

Jatobá do Piauí: Adversários históricos fecham acordo político a seis dias da eleição

 

O ex-prefeito de Jatobá do Piauí Zé Carlos Bandeira (PT) foi anunciado nesta segunda-feira, seis dias antes da eleição, como novo aliado do também ex-prefeito daquele município, o atual prefeito de Campo Maior, João Félix (MDB).

Zé Carlos é filiado ao PT e seria aliado do deputado Paulo Martins, inclusive com parente ocupando cargo na área da educação estadual dentro do município por indicação de Martins. 

O anúncio foi feito em redes sociais e colocam no mesmo palanque duas famílias adversárias politicamente naquele município. A família Félix perdeu a hegemonia de poder em Jatobá do Piauí justamente para a família Bandeira, quando o então vereador Macedo Bandeira, primo de Zé Carlos, se elegeu em 2009.

Macedo era aliado de João Félix e o vereador mais votado nos dois primeiros pleitos político do recém-criado município. Por volta de 2002, no segundo mandato de João Félix à frente daquele município, Macedo rompeu e tentou disputar a eleição em 2004, mas uma jogada política, João Félix tomou para si a legenda em que Macedo deveria disputar a eleição, tirando assim o então vereador da disputa. Quatro anos mais tarde, Macedo já filiado ao PT conseguiu disputar a eleição e foi eleito prefeito, colocando fim a 12 anos de gestão da família Félix à frente do município. 

Em 2016, o então vereador Zé Carlos Bandeira também consegue se eleger prefeito, sendo o segundo membro da família Bandeira a ocupar o cargo de prefeito do município. Ambos sempre combatendo fervorosamente a família Félix.

JOÃO FÉLIX TENTA ELEGER O FILHO DEPUTADO ESTADUAL

João Félix tenta emplacar seu filho Dogim Félix como deputado estadual, depois do irmão, Antonio Félix, ter rompido politicamente com o irmão se se debandado ao PT. Para isso, João tem feito acordos políticos com várias lideranças de cidades da região, normalmente em troca de cargos na prefeitura de Campo Maior.

Dogim poderia ser o tipo de candidato que poderia dizer em alto e bom som que nasceu e se criou em Jatobá do Piauí, e seria até menos oneroso para os cofres da prefeitura de Campo Maior conseguir uma votação expressiva na cidade vizinha. Seu pai era prefeito do município quando ele ainda era criança, mas o rapaz nunca teve nenhuma ligação com Jatobá do Piauí e muito provavelmente não conheça uma pessoa pelo nome na “Terra da melancia”.

A união de Félix e Bandeira há 6 dias do pleito eleitoral pode trazer um efeito contrário já que os dois grupos políticos cultivaram ao logo dos anos uma rivalidade que ultrapassou a ideologia política.

A população pode não entender, nem atender a essa aliança repentina.

Mostra também a fragilidade da oposição que tem se dividido em diversos nomes desconhecidos e sem nenhum serviço prestado ao município, ficando difícil pedir voto e justificar ao eleitor.

Do outro lado tem o atual prefeito Hilton Gomes (PSD) que tem uma expectativa de grande votação aos candidatos Georgiano Neto e Júlio César, que segundo Hilton, tem ajudado bastante o município com emendas parlamentares para obras importantes. 

 

Mais de Blog da Redação