Facebook
  RSS
  Whatsapp

  00:53

Caos na saúde de Campo Maior gera embate entre Zacarias e Major Paz na Câmara

 

O vereador Zacarias Neto, líder da oposição na Câmara de Campo Maior, confrontou as críticas contra o Hospital de Campo Maior feitas pelo estreante vereador Major Paz na sessão ordinária desta terça-feira (14).

Major Paz, que passou toda sua trajetória política ao lado do PT e hoje é aliado de João Félix, usou a tribuna pela primeira vez para criticar o Hospital Regional de Campo Maior, que é gerido pelo Governo do Estado. Ele disse que uma amiga sua está há vários dias esperando uma regulação para fazer um procedimento ortopédico em Teresina e criticou também sobre a qualidade no atendimento na unidade de saúde. As regulações ao qual o vereador se refere são as vagas em hospitais de Teresina para pacientes do HRCM, o que não depende da direção regional.

Zacarias Neto deixou Major Paz sem argumentos ao aparteá-lo. O parlamentar questionou se o Major saberia qual o percentual de pacientes que procuram o hospital, mas que deveriam está sendo atendido pela atenção básica. “Não tenho essa informação”, respondeu Paz.

“Pois saiba que 70% das pessoas que procuram o hospital são com problemas que deveria ser tratado pela atenção básica, aí o senhor vem reclamar do hospital?”, retrucou o líder oposicionista lamentando que isso ocorra não por má vontade dos profissionais da saúde do município, mas por falta de estrutura nas UBS.

“Nem medicamento básico não tem na saúde do município. As 21 UBS funcionam de maneira precária e por isso superlota o hospital. Quando não se dar atenção ao paciente na atenção básica a patologia evolui e cria o caos no hospital. Acho que o município não está cumprindo o seu papel”, criticou. Há poucos dias um usuário reclamou que falta até soro nas UBS, relembre.

A atenção básica ao qual Zacarias Neto se refere são os atendimentos realizados pelas equipes de Saúde da Família que deveriam contar com médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. A maioria delas também deveria ter o dentista e técnicos e auxiliares de saúde bucal. Esse nível de atenção a saúde é de responsabilidade do município, o Hospital se responsabiliza pelos atendimentos de média e alta complexidade.

O Vereador Junior Lustosa, também da bancada de oposição, exemplificou o caos na saúde municipal relatando a situação da UBS da Comunidade Corredores que está há três meses sem médico.

Zacarias reforçou a defesa do hospital relatando que houve avanços, pois agora o HRCM conta com aparelho moderno de tomografia e realiza atendimentos ortopédicos 24h e até mesmo cirurgias já são realizadas aqui, para citar.

O vereador Luís Lima usou a tribuna para lembrar que o prefeito prometeu acabar com os leilões beneficentes, querendo dizer que iria melhorar os atendimentos na saúde para que ninguém precisasse ficar pedindo ajuda. Mas ele também foi retrucado por Zacarias. “Vereador Luís Lima, os leilões não só aumentaram, como também criaram agora o pix solidário”, ressaltou.

Mais de Campo Maior