Facebook
  RSS
  Whatsapp

  14:48

Ônibus escolar que atropelou três pessoas em Piripiri (PI) tem 34 anos de uso

 

Quase aconteceu uma tragédia envolvendo um ônibus escolar na tarde de ontem quarta-feira (26), na comunidade Várzea I, zona rural da cidade de Piripiri. 

Tudo aconteceu quando um ônibus que realizava o transporte escolar acabou perdendo a barra de direção, colocando em risco a vida do motorista e dos alunos que estavam a bordo. Segundo o relato de moradores da região, o veículo que pertence o vereador Douglas Leonardo, foi parar em uma cerca de arame após o motorista perder o controle devido problemas mecânicos.

No acidente pelo menos 3 pessoas ficaram feridas e encaminhadas para o hospital Chagas Rodrigues, entre os passageiros havia crianças de 7 a 8 anos que saíram ilesas, mas estão traumatizadas e não querendo ir mais para o colégio.

O incidente chocou a comunidade local e levantou sérias questões sobre a qualidade do transporte escolar na região, pais de alunos relataram que esse mesmo ônibus já apresentou outros problemas antes deste acidente.

MODELO ANTIGO

O ônibus escolar que feriu gravemente 3 pessoas na ultima quarta-feira (26), em acidente na comunidade Várzea I, zona rural de Piripiri, é do modelo M.BENZ/OF 1315 de fabricação de 1989, portanto é um veículo velho com 34 anos de de sua fabricação, ultrapassando o limite permitido por lei.

Além da idade do veículo o Art. 8º do código de Trânsito Brasileiro diz que o transporte de escolar deve dispor de cinto de segurança para todos os passageiros e estar em perfeito estado de conservação e segurança devidamente comprovados através de vistoria anual perante o município. 


 
Outra obrigação é ter um motorista aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do CONTRAN (o que se encontra, atualmente, previsto na Resolução n. 168/04, que fixa os requisitos, carga horária e conteúdo programático do treinamento obrigatório). Em Piripiri, muitos motoristas de ônibus de transporte escolar não tem essa especificação.

O OUTRO LADO

Tentamos encontrar alguém da Secretaria de Educação do município, só que até o fechamento desta matéria ninguém atendeu nossas ligações! 

Já o vereador Douglas Leonardo,  disse que ônibus envolvido no acidente não lhe pertence. Moradores afirmam que o veículo tem ligação com o vereador.

Com informações do jornalista Azevedo Júnior/AZTV

Mais de Piripiri e Região