Facebook
  RSS
  Whatsapp

  05:11

Enem 2024: inscrições são prorrogadas até 14 de junho; veja como participar

 Foto: Reprodução/Redes Sociais

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram prorrogadas até o dia 14 de junho, segundo o ministro da Educação, Camilo Santana. Antes, o prazo terminaria às 23h59 desta sexta-feira (7).

Segundo o ministro, as inscrições foram prorrogadas para que mais estudantes tenham a oportunidade de participar do Enem.

"Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever pela Página do Participante. Os concluintes do ensino médio em escola pública não pagam taxa de inscrição", publicou em uma rede social.

Santana afirmou que quase 100% dos estudantes do último ano do ensino médio de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe se inscreveram no Enem.

Já em relação ao Rio Grande do Sul, mais de 70% dos alunos da rede pública que devem concluir o ensino médio neste ano estão inscritos.

Tire suas dúvidas

Em que site fazer a inscrição? É só entrar na Página do Participante, em http://enem.inep.gov.br/participante

Qual é o valor da taxa de inscrição? Ela custa R$ 85 e deve ser paga até 19 de junho. Somente após o pagamento, a inscrição estará confirmada (veja passo a passo mais abaixo).

Quais as formas de pagamento? A taxa deve ser paga por boleto, PIX ou cartão de crédito.

Quem está isento da taxa precisa se inscrever no Enem? SIM! Mesmo quem conseguiu a isenção (como os alunos da rede pública) precisa se inscrever. Caso contrário, não poderá fazer a prova.

Para que serve o Enem? Ele é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.

Quando as provas serão aplicadas? Em 3 e 10 de novembro.

Dados necessários e etapas da inscrição

Os principais passos para realizar a inscrição no Enem são:

•Informe seus dados pessoais: Durante a inscrição, você deverá informar o número do CPF e a data de nascimento.

•Preencha seus dados de contato: Forneça um endereço de e-mail único e válido, assim como um número de telefone fixo e/ou celular válido. O Inep poderá utilizar o e-mail cadastrado para enviar informações sobre o exame.

•Escolha onde quer fazer a prova: Indique o estado e município onde deseja realizar o exame.

•Língua estrangeira: Selecione a língua estrangeira (inglês ou espanhol) na qual realizará a prova.

•Crie seu cadastro e senha: Utilize o endereço https://sso.acesso.gov.br/ para criar um cadastro e senha de acesso que irá utilizar na Página do Participante.

•Anote a senha em um local seguro, pois você precisará dela para: gerar o boleto com a taxa, que o Inep chama de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança); realizar alterações nos dados cadastrais; 
acompanhar a inscrição e obter resultados e outras funcionalidades.

•Verifique seus dados e anexe sua foto: Certifique-se de preencher corretamente todas as informações solicitadas, incluindo o Questionário Socioeconômico. Você também terá a opção de anexar uma foto atual, nítida e individual, seguindo as orientações fornecidas.

•Confirme os dados e acompanhe a situação da inscrição: Após concluir a inscrição, verifique se todos os dados estão corretos.

Disciplinas e horários

Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos.

3 de novembro 

45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);

45 questões de ciências humanas;
redação.

10 de novembro 

45 questões de matemática;

45 questões de ciências da natureza.
 

Fonte: G1

Mais de Educação