Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:10

Jovem nadadora piauiense conquista seis medalhas na Copa Amazônia Ocidental 2024

 

A natação piauiense tem muito do que se orgulhar, com a jovem Geovanna Albuquerque Santos conquistou seis medalhas na categoria infantil (até 14 anos) da Copa Amazônia Ocidental 2024, que ocorreu em São Luís (MA).

Ela é estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Darcy Araújo, escola gerenciada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e jurisdicionada à 20ª Gerência Regional de Educação (GRE).

Geovanna conquistou a medalha de prata nos 50m Livre, 50m Costas (quebrando o recorde piauiense) e 100m Costas, além de duas medalhas de bronze nos 200m Medley e 800m Livre. Ela também ficou em quarto lugar nos 100m Medley e conquistou a medalha de prata nos 5 km Águas Abertas, sua primeira prova no mar.

Geovanna comentou que a superação foi a grande marca da competição, uma vez que a estudante e atleta sofreu lesão alguns dias antes das provas.

“Para mim, essa competição foi desafiadora, apesar de ter tido bons resultados, pois há uns 15 dias lesionei meu pé e fiquei vários dias sem poder treinar. Graças a Deus, consegui ter bons resultados e trazer medalhas para casa. Gostaria de agradecer a todos que torceram por mim. Foi minha primeira experiência nadando no mar e já com medalha”, comemorou a jovem atleta.

A competição, organizada pela Federação Maranhense de Desportos Aquáticos (FMDA), foi realizada na piscina da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal no Maranhão (APCEF-MA), no bairro do Calhau.

O torneio contou com a participação de nadadores de seis estados: Maranhão, Sergipe, Piauí, Pará, Amazonas e Roraima. O objetivo do evento é fortalecer o desenvolvimento da natação na região Norte-Nordeste.

O secretário da Seduc, Washington Bandeira, afirmou que a conquista da Geovanna é um exemplo claro do impacto positivo que o esporte pode ter na vida dos estudantes, incentivando-os a superar desafios e alcançar grandes feitos.

“O esporte educacional é uma ferramenta poderosa na promoção de valores como disciplina, cidadania e respeito. Para apoiar iniciativas como essa, lançamos o programa Seduc Esportiva, que visa sistematizar as atividades esportivas na Rede Pública de Ensino. Com o Programa, queremos desenvolver ações inclusivas e democráticas, facilitando o processo de formação integral dos alunos”, afirmou o secretário.

Mais de Esportes